quinta-feira, 23 de maio de 2013

Young mostra preocupação com a questão dos resíduos sólidos na cidade




O vereador Ricardo Young, em Comunicado de Liderança do PPS nesta quinta-feira (23/5), comentou o decreto municipal, publicado ontem, que obriga os servidores municipais declarem seus bens e valores no exercício do mandato. Ele também abordou a questão dos resíduos sólidos na cidade. 

“Sr. Presidente, inicialmente parabenizo V.Exa. por ter mantido, no dia de hoje, o acordo do Pequeno e Grande Expediente, em que nestes momentos temos a oportunidade de ouvir dos Srs. Vereadores, suas melhores contribuições. Destaco, não apenas a fala do nobre Vereador Reis a respeito da questão da Educação, como também a fala do nobre Vereador Ricardo Nunes, que apresenta uma solução de mobilidade de transporte para a cidade, fantástica. Tenho certeza que os Srs. Vereadores, mesmo que não presentes, tenham acompanhado de suas salas, essas contribuições, é o que enriquece também o trabalho do Legislativo.

Segunda questão, faço um elogio ao Sr. Prefeito. Quero me unir ao nobre Vereador Andrea Matarazzo e parabenizar o Sr. Prefeito pelo decreto que obriga os agentes públicos municipais declarem seus bens e valores no exercício do mandato. De forma que essas informações possam ser cruzadas com a Receita Federal e em eventuais casos de corrupção possam ser identificados. Segundo a Revista Veja há cerca de 1780 fiscais sob suspeita, nesse momento, e a Controladoria Geral do Município passa a cumprir um papel excepcionalmente importante. Parabenizo o Sr. Prefeito pela medida e desejar que continue nesse trabalho para que haja absoluta transparência e o saneamento da Administração Pública de casos de corrupção.

Terceira questão, parabenizo o Sr. Prefeito por ter convocado, no dia de ontem, a Conferência Nacional do Meio Ambiente, bem como o Comitê Intersecretarial de Implementação da Política Municipal de Resíduos Sólidos.

A questão da política municipal de resíduos sólidos tem sido muito falada, mas não tem sido enfrentada adequadamente. Os problemas de logística envolvidos no Plano Municipal de Resíduos Sólidos são brutais e os setores – tanto as empresas, como as cooperativas, com o Governo e centros de trading – estão muito distantes, neste momento, de uma solução.

Nesse sentido, não só essa Conferência é extremamente bem vinda, como teremos, na Casa, no dia 20, um debate da Frente Parlamentar da Sustentabilidade sobre resíduos sólidos, em que chamaremos vários atores da questão da implementação dos resíduos sólidos para a identificação desses gargalos.

A questão da implantação da Lei Municipal de Resíduos sólidos é uma prioridade e precisamos trabalhar muito, porque isso significa uma mudança radical na forma com que se produz, se processa, se transporta os resíduos e se reutiliza os resíduos na cadeia produtiva, de forma a minimizar a grande consequência que hoje estamos trazendo para os recursos naturais do planeta.

Se continuarmos utilizando os produtos e não reciclarmos os insumos dos resíduos sólidos não haverá planeta para dar continuidade ao volume de produção que hoje o mercado exige.

Então, gostaria de reforçar a importância de acompanharmos de perto a questão dos resíduos sólidos. É uma questão de diminuição da pegada ecológica no planeta, é uma rearticulação dos diversos atores do setor produtivo e do mercado em um grande novo arranjo em torno da sustentabilidade.

Portanto, o Sr. Prefeito está de parabéns pela Conferência. Dia 20 teremos essa reunião, no âmbito da Frente Parlamentar da Sustentabilidade, e convido a Casa e os Pares para acompanharem de perto esse esforço. Muito obrigado, Sr. Presidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário