quarta-feira, 29 de maio de 2013

Comissão de Transportes e os novos pontos de ônibus: as incertezas continuam



Site do vereador

A Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal recebeu nesta quarta-feira (29/5) pela segunda vez representantes da SPObras, empresa responsável pela supervisão das licitações de pontos de ônibus na cidade de São Paulo. Os vereadores haviam convidado os diretores da agência para prestar novos esclarecimentos sobre irregularidades apresentadas na última audiência pública pela Comissão, há um mês.

Pesquisas feitas pelas assessorias dos parlamentares constataram que diversos problemas detectados na última convocação não haviam sido resolvidos, como a falta de indicação legível dos itinerários das linhas que passam pelas paradas e a falta de acessibilidade aos pontos, com calçadas e rampas em mau estado. A cobertura de um dos quatro modelos de abrigo desenhados pela agência, segundo reportagem do Jornal Agora SP, ainda é alvo de reclamações pelo fato de ser feita de vidro e não ser adequada para proteger os usuários da chuva.

A Otima, empresa detentora da licitação para administrar as paradas, não compareceu ao convite da Comissão. “Parece-me omissão por parte da empresa, o que é péssimo para a cidade. Algumas questões precisam ser respondidas diretamente pela concessionária”, declarou o vereador Ricardo Young (PPS).

Young ainda questionou a empresa acerca da logística da instalação dos abrigos, planejada para iniciar pelo centro expandido da cidade. “Desde o mês passado ainda não houve resposta sobre o desinteresse de implantação de paradas novas na periferia. Óbvio que há somente interesse econômico nessa prática”. O vereador ainda criticou as propagandas existentes nas paradas. “Os totens não estão sendo o que deveriam ser. Não há informativos, mas as propagandas estão lá, iluminadas, com conteúdo muitas vezes questionável, como referências a fumo e consumo de bebidas alcoólicas”, criticou.

Sérgio Rodrigues, Diretor de Gestão Corporativa da SPObras, declarou que já estão sendo encaminhadas melhorias para a maioria dos problemas apontados. “Está sendo aplicada uma nova película protetora nas coberturas de vidro para dar maior proteção aos raios ultravioleta, além de estarem sendo reavaliadas e agilizadas as impressões dos informativos das linhas”, disse. Sobre as críticas à localização dos pontos, o gestor afirmou que “as instalações agora começarão a ser feitas de fora para dentro do centro expandido”.

Outras Comissões

Comissão de Finanças e Orçamento

Comissão de Educação, Cultura e Esportes

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário