quarta-feira, 15 de maio de 2013

Líder do PPS conhece projetos sociais do Centro Paula Souza




O vereador Ari Friedenbach, líder do PPS na Câmara Municipal, reuniu-se na manhã desta terça-feira (14/5) com a Professora Clara Magalhães, Coordenadora Técnica da unidade de Formação Inicial e Educação Continuada do Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que administra 211 Escolas Técnicas (Etecs) e 56 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 161 municípios paulistas.

A Professora, acompanhada de sua equipe, apresentou ao parlamentar o trabalho desenvolvido em formação técnica de jovens e inclusão social.

Parceria com a Fundação Casa

A autarquia assumiu a responsabilidade da educação profissionalizante dos internos da Fundação Casa, por meio de seus cursos de formação profissional, chamados de “Via Rápida”, que vêm sendo aplicados em unidades do interior do estado de São Paulo desde 2004.  Os cursos formam mão de obra para a construção civil: pedreiros, eletricistas, azulejistas, e na área de cozinha: doceiros, padeiros, cozinheiros, barman, entre outras profissões e foram escolhidos de forma a possibilitar que os jovens possam trabalhar de forma autônoma.

Liberdade Assistida

“A professora identificou que jovens infratores que não têm acesso aos cursos profissionalizantes estão entre os com maior índice de reincidência na Fundação Casa. O Calcanhar de Aquiles é a fase da liberdade assistida, quando alguns adolescentes sequer podem voltar a suas casas, pois não são aceitos pelas famílias e muito menos conseguem emprego”, afirmou o vereador, que tem trabalhado na formulação de políticas públicas para a reinserção de menores infratores à sociedade. 

“Vejo que é fundamental promover assistência às famílias dos menores infratores para que os mesmos tenham um ambiente familiar saudável, que os acolham quando voltarem à liberdade, além da educação profissional. Se esses jovens tiverem um lar e uma profissão, a probabilidade de cometer crimes novamente será reduzida”, finalizou Friedenbach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário