quinta-feira, 9 de junho de 2011

Campanha 'Você no Parlamento' é lançada na Câmara Municipal

Sítio da Câmara

A Câmara Municipal e a Rede Nossa São Paulo lançaram nesta quinta-feira o projeto "Você no Parlamento", uma consulta pública que permitirá identificar as demandas da população paulistana e transformá-las em pauta para o trabalho dos vereadores.

O levantamento, inédito na cidade de São Paulo, é fruto de uma cooperação técnica entre as duas instituições. O principal objetivo é fazer com que os gestores públicos, a partir da divulgação dos resultados, direcionem suas ações de acordo com as reais necessidades da sociedade.

O presidente da Câmara, vereador José Police Neto, disse que o desafio é chegar à marca de 1 milhão de questionários preenchidos. Os formulários estarão disponíveis (na internet e nas subprefeituras) entre 15 de junho e 15 de agosto, em seguida os dados serão tabulados com a ajuda do Ibope e a entrega dos resultados está programada para a segunda quinzena de setembro.

De acordo com Police Neto, essa consulta "tem o objetivo de abastecer o Parlamento de conhecimento popular". "Esse entrelace entre sociedade e Parlamento é fundamental. Temos a responsabilidade de ouvir os cidadãos", declarou.

Oded Grajew, coordenador da Rede Nossa São Paulo, lembrou que em países desenvolvidos "existe uma interação muito grande entre poder público e sociedade civil" e, dessa forma, as políticas públicas são elaboradas de acordo com aquilo que os cidadãos de fato necessitam.

O coordenador da Secretaria Executiva da mesma instituição, Maurício Broinizi Pereira, acredita que a ação "aproximará o legislativo da população e permitirá que as expectativas da sociedade sejam acolhidas".

Para Cris Lopes, coordenadora do programa "Você no Parlamento", o objetivo da pesquisa será alcançado "se os paulistanos sentirem que seus desejos e suas necessidades são ouvidos" pelos governantes. "A ideia é mudar a relação entre o morador da cidade e a Câmara Municipal. É por isso que essa consulta não acabará depois da divulgação dos resultados. Ela inaugurará um novo diálogo, um novo olhar em relação a essa Casa", declarou.

PROJETO TEM O APOIO DA POPULAÇÃO

O lançamento da campanha "Você no Parlamento" reuniu funcionários da Câmara Municipal, representantes de diversas instituições e organizações da sociedade civil, além de moradores da cidade.

Para o diretor do movimento Voto Consciente, Danilo Barboza, a iniciativa é excelente. "É uma ótima oportunidade de ouvir o que de fato a população gostaria que fosse priorizado no Orçamento da cidade", afirmou.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Luiz Flávio Borges D'Urso, classificou o projeto como uma "verdadeira demonstração da democracia participativa". "Ao receber sugestões da população, a Casa aumenta o processo de transparência. E, nós da OAB, nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso", garantiu.

Moradora da região de Guaianases, a enfermeira Valéria da Silva do Nascimento espera que a saúde e a educação sejam prioridades no Orçamento de 2012. "As pessoas levam meses na fila de espera para conseguir fazer uma operação, o que é um absurdo. Como o 'Você no Parlamento' está muito bem elaborado, acredito que, finalmente, a situação ficará melhor para a população", declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário