O vereador e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal, Professor Claudio Fonseca (PPS), participou na manhã desta sexta-feira (3/6) de audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento que debateu a LDO 2012 para a área da Educação.
Além do parlamentar, esteve presente o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, que fez uma breve exposição sobre a pasta, desafios e objetivos para 2012. “Nosso maior desafio é ampliar o atendimento da demanda da educação infantil na cidade, embora tenha ocorrido significativos avanços”, disse o secretário.
Segundo ele, o número de alunos na educação infantil aumentou de 60 mil para 130 mil durante a sua gestão. De acordo com Schneider, o governo aumentou o investimento na educação infantil: de 170 milhões de reais para R$ 1 bi, sem incluir as despesas com salários dos profissionais de educação. Ele lembrou, ainda, que a cidade atende 60% da demanda. “O Plano Nacional de Educação tem como meta o atendimento de 50%”.
Quanto aos CEUS, disse que o projeto não foi abandonado. “Pelo contrário, aumentamos para 45 CEUS na nossa gestão (ante 21 da gestão petista). Porém, só iremos construir mais CEUS após acabar com o déficit no atendimento da demanda de educação infantil”.
Outros pontos foram destacados pelo secretário:
Atendimento integral na Pré-Escola até 2016
Dois estágios na Pré-Escola
Aumentar convênios e novas construções para ampliar o atendimento da educação infantil
Expandir o atendimento de 6 horas Investir nos salários dos profissionais de educação
Aulas regulares de Educação Física e inglês desde o 1º ano
Na questão do salário dos professores, o secretário lembrou que o piso aumentou de R$ 1.200 para R$ 2.600. “É importante que o professor ganhe bem. Isso, inclusive, tem aumentado o número de inscritos nos concursos realizados pela secretaria” afirmou. “Pretendemos continuar com a política de aumentar salários, número de professores e demais profissionais de educação em toda a rede”, disse.
Para o secretário, a LDO deve garantir recursos para a expansão da educação infantil, construção de equipamentos e nomeação de mais profissionais de educação. Pelos números apresentados por ele, há na rede de ensino 54 mil professores e 84mil profissionais de educação.
Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental, hoje apenas 7% das escolas funcionam em três turnos diurnos. “Temos 415 mil alunos com jornada de 5 horas diárias e 34 alunos por classe em média”, explicou.
Para 2012, a meta é a permanência da criança na escola para 7 horas dando prioridade para os alunos com baixo rendimento escolar, salas de apoio à inclusão, esportes, bandas, entre ouros. “Cada escola discutirá o seu projeto escolhendo as atividades a serem desenvolvidas nesta ampliação da jornada do aluno”, disse o secretário.
Alexandre Schneider anunciou que 211 obras estão em fase de licitação para a construção de 28 EMEFs, 67 EMEIs e 61 CEIs e todas as quadras dos colégios ganharão cobertura.
Merenda, uniforme e matrícula
Questionado pelos munícipes, o secretário disse que a merenda em São Paulo está com preço mais baixo do que há dez anos. Afirmou que irá rever a logística de distribuição dos uniformes e priorizará alunos com deficiência na hora da matrícula.
Conselhos de Gestão Participativa
O líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, elogiou a retirada da distribuição do leite e dos uniformes do espaço da unidade escolar. “A meta fim da escola é o ensino-aprendizagem, e não depósito de leite e uniformes”.
Assim como o secretário, o parlamentar concorda que a prioridade da Educação é o atendimento da demanda de educação infantil e deu alguns recados ao secretário: “Escola não é só a edificação, é preciso investir em recursos humanos e implementar os Conselhos Regionais de Gestão Participativa nas escolas (lei de autoria do vereador) e os 13 centros de formação dos professores.
Além do parlamentar, esteve presente o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, que fez uma breve exposição sobre a pasta, desafios e objetivos para 2012. “Nosso maior desafio é ampliar o atendimento da demanda da educação infantil na cidade, embora tenha ocorrido significativos avanços”, disse o secretário.
Segundo ele, o número de alunos na educação infantil aumentou de 60 mil para 130 mil durante a sua gestão. De acordo com Schneider, o governo aumentou o investimento na educação infantil: de 170 milhões de reais para R$ 1 bi, sem incluir as despesas com salários dos profissionais de educação. Ele lembrou, ainda, que a cidade atende 60% da demanda. “O Plano Nacional de Educação tem como meta o atendimento de 50%”.
Quanto aos CEUS, disse que o projeto não foi abandonado. “Pelo contrário, aumentamos para 45 CEUS na nossa gestão (ante 21 da gestão petista). Porém, só iremos construir mais CEUS após acabar com o déficit no atendimento da demanda de educação infantil”.
Outros pontos foram destacados pelo secretário:
Atendimento integral na Pré-Escola até 2016
Dois estágios na Pré-Escola
Aumentar convênios e novas construções para ampliar o atendimento da educação infantil
Expandir o atendimento de 6 horas Investir nos salários dos profissionais de educação
Aulas regulares de Educação Física e inglês desde o 1º ano
Na questão do salário dos professores, o secretário lembrou que o piso aumentou de R$ 1.200 para R$ 2.600. “É importante que o professor ganhe bem. Isso, inclusive, tem aumentado o número de inscritos nos concursos realizados pela secretaria” afirmou. “Pretendemos continuar com a política de aumentar salários, número de professores e demais profissionais de educação em toda a rede”, disse.
Para o secretário, a LDO deve garantir recursos para a expansão da educação infantil, construção de equipamentos e nomeação de mais profissionais de educação. Pelos números apresentados por ele, há na rede de ensino 54 mil professores e 84mil profissionais de educação.
Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental, hoje apenas 7% das escolas funcionam em três turnos diurnos. “Temos 415 mil alunos com jornada de 5 horas diárias e 34 alunos por classe em média”, explicou.
Para 2012, a meta é a permanência da criança na escola para 7 horas dando prioridade para os alunos com baixo rendimento escolar, salas de apoio à inclusão, esportes, bandas, entre ouros. “Cada escola discutirá o seu projeto escolhendo as atividades a serem desenvolvidas nesta ampliação da jornada do aluno”, disse o secretário.
Alexandre Schneider anunciou que 211 obras estão em fase de licitação para a construção de 28 EMEFs, 67 EMEIs e 61 CEIs e todas as quadras dos colégios ganharão cobertura.
Merenda, uniforme e matrícula
Questionado pelos munícipes, o secretário disse que a merenda em São Paulo está com preço mais baixo do que há dez anos. Afirmou que irá rever a logística de distribuição dos uniformes e priorizará alunos com deficiência na hora da matrícula.
Conselhos de Gestão Participativa
O líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, elogiou a retirada da distribuição do leite e dos uniformes do espaço da unidade escolar. “A meta fim da escola é o ensino-aprendizagem, e não depósito de leite e uniformes”.
Assim como o secretário, o parlamentar concorda que a prioridade da Educação é o atendimento da demanda de educação infantil e deu alguns recados ao secretário: “Escola não é só a edificação, é preciso investir em recursos humanos e implementar os Conselhos Regionais de Gestão Participativa nas escolas (lei de autoria do vereador) e os 13 centros de formação dos professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário