segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cidades Sustentáveis: o compromisso do PPS/SP


Sob o tema “Um sinal verde para São Paulo”, o PPS paulistano realizou neste sábado, 3 de setembro, o primeiro encontro dos diretórios zonais da região norte, no auditório do Shopping Santana. Foram apresentados alguns pré-candidatos à Câmara Municipal em 2012 e discutidos os problemas locais e o futuro da cidade.

Em parceria com a Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis, o PPS começa a elaborar o seu plano de governo para a Prefeitura de São Paulo - que serve de modelo para outros municípios -, marcado pelo comportamento ético de seus candidatos e comprometido com o desenvolvimento justo e sustentável, além de estabelecer princípios para uma gestão transparente e participativa.

Trata-se do aprofundamento do programa apresentado em 2008, na primeira campanha de Soninha Francine à Prefeitura, centrado na questão da mobilidade, da qualidade de vida e da reconfiguração do território, que na época também teve início com uma apresentação do coordenador da Nossa São Paulo, Oded Grajew.

O ideal desta iniciativa da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é construir cidades mais inclusivas, prósperas, criativas, educadoras, saudáveis e democráticas, que proporcionem uma melhor qualidade de vida aos cidadãos e que permitam a participação da sociedade em todos os aspectos relativos à vida pública.


Participaram deste primeiro encontro do PPS, entre outros dirigentes e militantes, a potencial candidata à Prefeitura Soninha Francine; os vereadores Claudio Fonseca e Milton Ferreira; o presidente municipal Carlos Fernandes; o secretário-geral Nelson Teixeira, o secretário de Comunicação Maurício Huertas; e o líder sindical da UGT e presidente do Sindicato dos Padeiros, Chiquinho Pereira.

A apresentação do Programa Cidades Sustentáveis coube ao especialista George Winnik, representando a Rede Nossa São Paulo. Veja a íntegra do Programa e da Plataforma Cidades Sustentáveis, que têm o apoio do PPS, em www.cidadessustentaveis.org.br.

História reconhecida


O encontro da zona norte fez uma homenagem especial aos militantes históricos do PCB/PPS Candido Antonio dos Santos (Candinho) e Antonio Resk, representados pelas viúvas Inês dos Santos e Elza Resk, e também à Adoração Vilar Sanches.

Congressos partidários

Nestes quatro encontros do PPS também estão sendo eleitos os diretórios zonais das respectivas regiões, além de serem apresentados os temas preparatórios para os congressos municipal, estadual e nacional do partido. As reuniões são abertas à participação da população, entidades e representantes da sociedade civil.

“Os encontros regionais com a população são fundamentais, porque os principais problemas podem variar de região para região. Uma visão macro da cidade implica nessa visão regional", explica o presidente municipal do PPS/SP, Carlos Fernandes.

"Conhecer a realidade dos moradores de cada região nos dá subsídios realistas para a nossa atuação partidária e para a formulação de um plano de metas realizáveis, visando a administração municipal e todas as subprefeituras”.

Confira abaixo a programação dos encontros:

03 de setembro - às 10h - Zonais da Região Norte - Local: Auditório do Shopping Santana, Av. Voluntários da Pátria, 2.182 - Próximo do Metrô Santana.

17 de setembro - às 10h - Zonais das Regiões Oeste e Centro Expandido - Local: Colégio Flamingo - Av. Francisco Matarazzo, 913 - Barra Funda.

24 de setembro - às 10h - Zonais da Região Sul - Local: Auditório Paulo Kobaiashi, da Assembléia Legislativa de São Paulo.

1º de outubro - às 10h - Zonais da Região Leste - Local: a definir.

22 de outubro - CONGRESSO MUNICIPAL DO PPS. Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 10h.


Zonais destacam importância da candidatura própria

Defender candidatura própria do PPS para a Prefeitura de São Paulo e construir um programa alternativo para a cidade. Esse foi o tom da fala das principais lideranças do partido durante o encontro dos diretórios zonais da região norte, realizado na manhã de sábado (3/9).

“O PPS e a Soninha têm o que dizer à cidade. Vamos fazer uma aliança com a sociedade civil e caminhar com uma candidatura própria à Prefeitura de São Paulo”, afirmou o presidente municipal do partido e subprefeito da Lapa, Carlos Fernandes.

Otimista quanto ao próximo pleito, Fernandes relembrou o bom desempenho da legenda nas eleições municipais de 2008. “Elegemos dois bons vereadores. Agora, com a mesma batida de quatro anos atrás, é possível construir uma chapa para elegermos até quatro parlamentares”.

O líder da bancada do PPS na Câmara Municipal, vereador Claudio Fonseca, manifestou seu orgulho de ter ingressado no PPS em 2007. Para ele, o partido tem reais condições de disputar a Prefeitura no próximo ano. “O PPS propõe um sinal verde para a cidade abrir portas e romper barreiras para um desenvolvimento sustentável”, afirmou. “Temos um caminho seguro pela frente, respeitando a nossa história, e consolidando-nos com um partido decente.”

Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros do Estado de São Paulo e dirigente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) mostrou entusiasmo com a potencial candidatura de Soninha em 2012: “A companheira Soninha está preparada para enfrentar os desafios que teremos pela frente. E é por esse motivo que estou me colocando ao seu lado porque São Paulo pode ter um outro caminho”, garantiu. “Estou à disposição para fazer a nossa história e mostramos os rumos que a nossa cidade deve tomar.”


Soninha Francine, que apresentou dados paulistanos em um trabalho chamado “Cidades Sustentáveis”, afirmou que é necessário ouvir as pessoas e compartilhar idéias para construir um programa de governo para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos.

A ex-vereadora também destacou a importância dos candidatos à Câmara Municipal “para levar as bandeiras do partido aos quatro cantos da cidade”. “Cada voto conta. Cada candidato é importante para o conjunto de votos da legenda”. E finalizou: “Somos um partido de esquerda, que preserva a democracia. Um partido do qual me orgulho muito pelo seu passado e pelo seu presente”.


Aos futuros candidatos presentes ao encontro, o vereador Dr. Milton Ferreira relembrou sua trajetória de militante disputando inúmeros pleitos, até vencer a primeira eleição, para contribuir com a legenda. "Sempre colaborei para eleger o maior número de vereadores e deputados", disse. Para ele, a candidatura de Soninha vai ajudar a aumentar a bancada do PPS na Câmara Municipal.

No final, os militantes dos diretórios zonais da região norte também se manifestaram. Eliseu Santoni afirmou que o PPS “tem um projeto de poder para a cidade”. Chefe de gabinete do vereador Claudio Fonseca e secretário de Formação Política do PPS, Paulo Cesar Oliveira destacou diversos problemas da zona noroeste que devem ser abordados no futuro programa de governo para a cidade. O secretário-geral Nelson Teixeira pediu para que o partido acompanhe de perto a construção do trecho norte do Rodoanel, “que está causando impacto ambiental na região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário