sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Claudio Fonseca recebe Américo Utumi no Programa Sala de Visitas


Renan Geishofer

O vereador Professor Claudio Fonseca, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na cidade de São Paulo (FRENCOOP Paulistana), recebeu na tarde desta sexta-feira (9/9) o diretor da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Américo Utumi, para a gravação do Programa Sala de Visitas, da TV Câmara São Paulo.

Américo Utumi iniciou o seu contato com cooperativismo na famosa cooperativa agrícola em Cotia, interior de São Paulo. “Montamos essa cooperativa para definir melhor os preços dos produtos agrícolas”, disse ele, que explicou a engrenagem do sistema cooperativista: “o dinheiro das vendas dos produtos vai para as mãos dos produtores que dividem igualmente os valores”, explicou.

Para resolver o problema da habitação na cidade, Utumi destacou que seria necessário investir na formação de cooperativas habitacionais para a construção de moradias a preços acessíveis para aqueles que não possuem moradia própria. “Dessa maneira a população não ficaria na dependência apenas de programas governamentais de moradia”, frisou.

Segundo ele, não existem mais cooperados no Brasil e na cidade de São Paulo porque “existe pouca informação sobre o que são e para que serevem as cooperativas”. “Enquanto nos Estados Unidos metade da população participa de cooperativas (há, por exemplo, 80 milhões de associados em cooperativas de crédito), no Brasil apenas 4,5% da população participa de cooperativas”, comparou.

Claudio Fonseca destacou o trabalho das cooperativas. “As cooperativas são o antídoto contra a crise econômica mundial, visto que nelas não há o apelo pelo lucro como no sistema capitalista. Nelas, os ganhos são divididos igualmente entre as pessoas e com isso faz-se um desenvolvimento sustentável levando felicidade para as pessoas”, analisou o presidente da FRENCOOP Paulistana.

O Cooperativismo na agenda da ONU

No final de outubro de 2011 a ONU (Organização das Nações Unidas) fará o lançamento do "2012, o Ano Internacional do Cooperativismo". Utumi frisou que tanto a ACI quanto a OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) estão preparadas e “com muita vontade” de trabalhar muito em 2012 pela promoção do cooperativismo na sociedade.

“No ano que vem o cooperativismo estará em evidência nos meios de comunicação. Com isso, as pessoas poderão saber melhor o seu real significado e, sendo assim, deixo o meu pedido para que todas as esferas do Poder Público promovam ações e eventos que tratem do tema. Quem sabe até uma semana do cooperativismo?”, finalizou.

O Programa Sala de Visitas é exibido pela TV Câmara São Paulo nos canais 66 da TVA e na NET no canal 7 (digital) e 13 (analógico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário