quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Comissão de Saúde: Prefeitura esclarece números do TCM

Roberta Rosa – Liderança PPS, com informação da Câmara Municipal

Durante a reunião ordinária da Comissão Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher desta quarta-feira (14/9) os vereadores ouviram os esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde sobre questões atinentes à execução orçamentária e ao funcionamento da Secretaria tendo como base auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), que detectou demora no atendimento aos usuários que necessitam realizar exames de imagem e ociosidade de equipamentos. O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou da reunião.

Segundo a pesquisa do Tribunal, feita em 67% das unidades que realizam exames de imagem, são necessários cerca de 30 meses para conseguir fazer um ultrassom de doppler ou 20 meses para uma endoscopia.

A coordenadora do Sistema Municipal de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Edna Hirano, afirmou que, apesar dos esforços, é difícil que algum gestor consiga reduzir a espera nas filas em um curto espaço de tempo. "Neste um ano estamos trabalhando muito para tentar sanar as principais dificuldades, como arrumar os equipamentos que estão quebrados", afirmou.

Além disso, a coordenadora disse que "a Prefeitura elaborou um projeto de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de melhorar o acesso da população à rede". Dentre as principais ações do projeto, destacam–se: otimização do sistema SIGA, informatização da fila de espera, integração do SIGA com outros sistemas, investimento em treinamento e capacitação para os usuários do SUS, entre outros.

Por se tratar de um tema muito extenso, e que ainda não atendeu as expectativas da Comissão, a auditoria do TCM voltará ser discutida na próxima reunião da Comissão (21/9).

Durante a reunião, foram aprovados os seguinte projetos de lei:

PL 0570/1994 - Obriga o Poder Executivo a conceder isenção de IPTU, aos proprietários de Imóveis, localizados no Município de São Paulo, Portadores do Vírus HIV, e dá outras providências.

PL 0049/2010 - Dispõe sobre parâmetros de atuação preventiva no combate aos entorpecentes no ambiente escolar, e dá outras providências.

PL 0214/2011Obriga o Pode Executivo a manter desfibriladores em todas ambulâncias no Município de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário