quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mesa Diretora faz balanço de atividades da Câmara




Sítio da Câmara


Por deliberação da Mesa Diretora da Câmara, a sessão plenária desta quinta-feira realizou uma prestação de contas das ações dos oito meses de trabalho dos parlamentares em 2011. Essa foi a primeira prestação de contas realizada dentro do plenário da Casa. O líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, participou da reunião. Veja acima seu depoimento.

A cargo do presidente, vereador José Police Neto, a apresentação durou pouco mais de uma hora e discorreu sobre as principais ações do Legislativo, com destaque para as iniciativas voltadas para transparência dos atos públicos e ações com intuito de promover a participação dos cidadãos no dia-a-dia do parlamento e promoção de conhecimento.

“Nossa principal tarefa aqui na Câmara é escutar de maneira eficiente os cidadãos e colocar na prática as ações que mudem a realidade da cidade, gerando novas demandas, que voltarão a ser analisadas e gerarão mais ações, em um processo contínuo e virtuoso de crescimento. Aqui estão algumas dessas ações desse processo”, disse.

Police Neto destacou no quesito Participação do Cidadão a criação da Ouvidoria do Parlamento, canal aberto à população que desde que foi criado, em março, já recebeu mais de 6 mil manifestações de cidadãos, e o projeto Você no Parlamento, um acordo de cooperação técnica entre a Câmara e a Rede Nossa São Paulo para coletar dados da população sobre o que ela considera prioridade para a cidade de São Paulo em 2012.

O ato 1141/2011, que regulamenta a Ficha Limpa dos Servidores da Câmara, bem como o projeto de Contratos Abertos e Salários Abertos do parlamento também foram esmiuçados pelo vereador Police Neto, destacando que a transparência nas ações do Legislativo é uma das bandeiras que a atual Mesa Diretora levantou no início do ano, quando assumiu.

Outro destaque da prestação de contas desta quinta-feira foi a parceria da Casa com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) , sem ônus, que avaliou a capacidade contributiva do munícipe e a utilização dos serviços públicos. A Escola do Parlamento, outra ação com intuito de gerar conhecimento, também foi mencionada na apresentação.

O evento ainda recapitulou as dezenas de Projetos de Lei aprovados no primeiro semestre em segunda votação e as sessões, seminários, condecorações e nomeações realizadas desde o início do ano pelos parlamentares da Casa.

Segundo Police Neto, a Mesa Diretora pretende propor aos demais vereadores que todas as prestações de contas do Legislativo passem a ser realizadas em sessão plenária, tornando mais fácil para a população acompanhar em tempo real pelos canais de comunicação da Câmara (Portal da Câmara, TV Câmara e Rádio Web Câmara).

Nenhum comentário:

Postar um comentário