segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Milton Ferreira participa da inauguração da Fábrica de Cultura do Itaim


Com informações do Portal do Governo do Estado

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) participou na manhã do último sábado (10/9) da inauguração da Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, zona leste da cidade. O equipamento foi entregue pela Secretaria da Cultura e faz parte do programa que prevê ainda a inauguração de outras seis unidades já em construção em regiões afastadas da cidade: Cidade Tiradentes (zona leste); Brasilândia, Vila Nova Cachoerinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul).

Ciente dos inúmeros problemas da região, Milton Ferreira comemorou a chegada do novo equipamento de cultura: “O fundão da zona leste é carente de muitos serviços, principalmente de esportes, artes e lazer. A Fábrica (de Cultura) terá o poder de atrair muitos jovens, que hoje estão nas ruas, para as diversas atividades oferecidas por esse belo espaço cultural”.

"Nós queremos levar a cultura a toda população, principalmente nos locais onde há maior vulnerabilidade juvenil", observou o governador Geraldo Alckmin. Já para o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, "o Itaim Paulista contará, a partir de agora, com um centro moderno e completamente equipado para oferecer cultura e educação aos moradores".

Ateliês

Já neste mês de setembro, a Fábrica de Cultura de Itaim Paulista passa a oferecer uma série de ateliês (cursos regulares de formação cultural) para a faixa etária de 08 a 19 anos, relacionados a diferentes áreas artístico-culturais: teatro, artes plásticas, circo, dança, música e multimeios, com destaque aos ateliês de street dance, cinema, DJ, percussão, grafitti, desenhos e histórias em quadrinhos.


As inscrições para os ateliês estão abertas desde 17 de agosto e seguem até o dia da inauguração. Até o momento, a Fábrica de Itaim Paulista matriculou 1.100 aprendizes para os ateliês, em um total de 1.200 vagas. Os cursos iniciam no dia 13 de setembro e se encerram em novembro.

O prédio

Diferente do prédio vertical na Vila Curuçá, a Fábrica de Cultura Itaim Paulista é formada por dois prédios horizontais integrados: o Teatro, que abriga todos os equipamentos necessários para a produção de grandes espetáculos, e o edifício de múltiplo uso, que reúne as salas de artes, biblioteca, salas multiuso, salas de teatro, dança, música, circo e multimídia, bem como espaços administrativos e pedagógicos. A construção de unidade da Fábrica de Cultura tem o custo de cerca de R$ 12,5 milhões.

O programa Fábricas de Cultura

O objetivo do programa é promover a participação de jovens de distritos vulneráveis da capital em atividades artísticas e culturais que contribuam para seu desenvolvimento e inserção sócio-cultural.

Cada unidade vai contar com uma biblioteca, em que, seguindo o modelo de sucesso da Biblioteca de São Paulo, a literatura será aliada da tecnologia. As bibliotecas das Fábricas terão acervo inicial de 2 mil livros e serão equipadas com computadores. Nos Ateliês de Produção serão oferecidos cursos de formação e atividades de mobilização nas áreas de teatro, dança, circo, música em geral, literatura, artes plásticas, vídeo e fotografia.


As fábricas ficarão abertas à comunidade aos fins de semana, com apresentação de espetáculos e com o programa Fábrica Aberta, que vai oferecer o espaço e os equipamentos para pesquisa, ensaio, produção e difusão da produção cultural local, além de encontros e seminários de profissionais da área da cultura. As Fábricas de Cultura serão equipadas com teatros, com capacidade para 300 pessoas, que terão espetáculos profissionais e também produções locais, além das apresentações criadas nas Fábricas.

A Fábrica de Cultura do Itaim Paulista será gerenciada pela organização social Catavento Cultural e Educacional, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado da Cultura, assim como já acontece com as de Vila Curuçá e Sapopemba.

Fábrica de Cultura Itaim Paulista

Localização: Rua Estudantes da China, 500 - Itaim Paulista
São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário