terça-feira, 22 de outubro de 2013

Praça Vladimir Herzog será inaugurada nesta sexta



Luiz França/CMSP

A Praça Vladimir Herzog — antes chamada de Jardim da Divina Providência — será inaugurada nesta sexta-feira (25), às 11h30. O local, situado na parte de trás da Câmara Municipal de São Paulo, na confluência da Rua Santo Antônio com a Praça da Bandeira, ganhou um mosaico baseado na obra “25 de outubro”, do artista plástico Elifas Andreato.

O quadro reproduzido no mosaico foi criado por Andreato para protestar contra o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto em 1975 nas dependências do DOI-Codi. parte do aparato da repressão política da ditadura. Assim como a pintura, o mosaico tem como objetivo preservar e divulgar a história da resistência à ditadura militar no período de 1964 a 1985, e homenagear aqueles que lutaram em favor de um regime democrático.

 De acordo com Carmen Silveira, uma das integrantes do projeto Âncora — instituição responsável por fazer o mosaico — a praça é fundamental para ajudar a preservar a história. “Estamos muito felizes por ter participado desse projeto que representa a vitória da democracia”, acrescentou. A proposta da criação da praça nasceu na Comissão Municipal da Verdade Vladimir Herzog em 2012, sob a presidência do então vereador Ítalo Cardoso (PT). Das articulações iniciadas por Cardoso resultou o projeto de lei 217/2012, assinado pela Mesa diretora, sob a presidência do vereador José Police Neto (PSD). A mudança do nome da praça foi aprovada pelos vereadores em abril deste ano. Em 10 de maio foi promulgada pela própria Câmara a Lei 15.739 que institui a nova denominação.

 Muita gente participou das atividades em favor da criação da praça e memorial Vladimir Herzog. Entre tantos outros, o jornalista Sérgio Gomes, da Oboré, os familiares de Herzog, os integrantes do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, o artista plástico Elifas Andreato, dirigentes, educadores e crianças do Projeto Âncora, o vereador Gilberto Natalini (PV), atual presidente da Comissão da Verdade Vladimir Herzog e o presidente da Câmara, vereador José Américo (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário