segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cidadãos compartilham experiências sobre planos de bairro



Sítio da Câmara

O Plano de Bairro, instrumento previsto no Plano Diretor Estratégico da Cidade, foi tema de debate realizado nesta segunda-feira (8/4) na Câmara Municipal. O evento faz parte do projeto “Segundas Paulistanas”, de iniciativa do vereador Ricardo Young (PPS), e contou com a presença de especialistas e cidadãos envolvidos na questão urbanística.


Através do plano de bairro, a população pode planejar o desenvolvimento no âmbito local, decidindo, por exemplo, onde serão criadas áreas verdes, equipamentos de saúde, escolas e como será realizada a ocupação do solo em sua região.

“Construir planos de bairro a partir da participação popular é absolutamente fundamental”, acredita Young. “Eu diria que a discussão do Plano Diretor é a grande janela de oportunidade para a população de São Paulo retomar o destino do seu território, do seu bairro, em suas mãos.”

Apesar de previsto desde 2002, quando foi aprovado o Plano Diretor atualmente em vigor, um plano de bairro chegou a tornar-se projeto lei: o do distrito de Perus, na Zona Norte da cidade, aprovado em primeira votação no último dia 3 de abril pela Câmara. Os planos de outros bairros, como Vila Madalena, Santana e Pompeia, estão em processo de elaboração pela população.


Na Pompeia, os moradores estão utilizando uma plataforma colaborativa, o sítio “Cidade Democrática”, para reunir sugestões de moradores e promover uma votação das propostas. A gestora cultural Flávia Lemos, uma das pessoas envolvidas no projeto, acredita que o plano poderá diminuir o impacto da especulação imobiliária no bairro.

“A Pompeia está sendo invadida por grandes empreendimentos imobiliários. Então vai ter um impacto muito grande, e a sociedade está se mobilizando para diminuir o impacto, criar compensações para os moradores”, diz Flávia.

SEGUNDAS PAULISTANAS



O projeto “Segundas Paulistanas” traz para a Câmara Municipal, sempre às primeiras segundas-feiras de cada mês, debates sobre temas considerados críticos para a cidade.

Depois de cada evento, a rede social Cidade Democrática é usada para organizar as ideias discutidas e criar propostas para o município.


Ouça o áudio da Rádio Web Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário