quinta-feira, 25 de abril de 2013

Comissão de Transportes discute concessão de pontos de ônibus



Gabinete do Vereador Ricardo Young

A reunião da Comissão de Trânsito, Transportes, Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara desta quarta-feira (24/4) foi pautada pela discussão acerca das concessões de pontos de ônibus na capital. Os diretores da SPObras, órgão da Prefeitura responsável pela contratação dos consórcios, estavam presentes para esclarecer aos vereadores irregularidades que vêm sendo detectadas nas paradas recém-instaladas na cidade.

A Comissão havia convidado a diretoria depois de verificar que os novos pontos de ônibus estão inadequados para o uso da população. Os problemas acontecem principalmente pelo fato de algumas das estruturas serem feitas quase que exclusivamente de vidro, o que propicia a exposição dos usuários à luz solar. Os parlamentares questionaram ainda o fato de os equipamentos possuírem espaço reservado para a veiculação de propaganda publicitária antes mesmo de serem instaladas informações sobre os itinerários de ônibus.

O vereador Ricardo Young (PPS) questionou a situação das permissões. “A pressa da concessionária em utilizar publicidade é maior do que o interesse pela eficiência do serviço prestado. É necessário que se atente à questão do conforto e da durabilidade das instalações”.

Young ponderou ainda a necessidade de se “considerar que, além de ir ao sentido contrário da Lei Cidade Limpa, instalando publicidade nas entrelinhas, a distribuição dos pontos penaliza a periferia, por se iniciar pelo centro expandido e pelos bairros mais luxuosos de São Paulo. Isso é uma ofensa aos moradores dos bairros mais pobres, que necessitam prioritariamente desse serviço”.

Sérgio Rodrigues, diretor de gestão corporativa da SPObras, ressaltou que “os locais são definidos pela ordem especificada em contrato”. O dirigente afirmou ainda que “o contrato de 25 anos propiciará tempo bastante para que a concessionária se adeque às necessidades da cidade”. “Faremos os reparos quantas vezes for necessário”, disse. 

A Otima, concessionária vencedora do concurso de licitações que dá o direito de administrar o mobiliário urbano da capital, foi convidada pelos vereadores, mas não compareceu à reunião.

Matéria da Rádio Web Câmara



Outras Comissões da Câmara




Nenhum comentário:

Postar um comentário