sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Câmara realiza 4º edição do Prêmio Paulo Freire

Site da Câmara

Incentivar a melhoria do ensino na rede municipal por meio de projetos pedagógicos criativos e inovadorMes desenvolvidos nas próprias instituições é o objetivo do Prêmio Paulo Freire concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. A solenidade de premiação aconteceu na última sexta-feira (18/9) no Plenário 1º de Maio. O líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, esteve presente e parabenizou todas as escolas e alunos envolvidos no Prêmio.

Ao todo foram analisados 39 projetos pedagógicos. O grande vencedor que levou a Salva de Prata para casa foi Organização Curricular no CIEJA (Centro Integrado de Jovens e Adultos): da exclusão à constituição de sujeitos sociais” do CIEJA Sapopemba, que tem como responsável Thémis Florentino dos Santos.

O trabalho desenvolvido consiste em criar uma nova identidade para o CIEJA por meio de uma readequação curricular mais viável e estruturada para responder às demandas específicas de alunos com dificuldade de aprendizado ou que carregam a marca da exclusão social. Uma das medidas adotadas foi flexibilizar o tempo e os espaços da escola e criar uma proposta pedagógica desafiadora disposta a romper com a concepção assistencialista.

O sociólogo Alexandre Isaac, que foi um dos jurados da premiação, acredita na importância em se realizar eventos como este. “A instituição Câmara de São Paulo tem força e uma grande visibilidade na cidade. Esta é uma forma de incentivar novas políticas pedagógicas nas escolas e mostrar que é possível”, concluiu o sociólogo.

A resolução que instituiu o Prêmio Paulo Freire é de 1998 do então vereador e agora deputado estadual Vicente Cândido (PT), que esteve presente e compôs a mesa solene. Também participaram do evento Lutgarts Freire, filho de Paulo Freire; o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL); o vereador Alfredinho (PT); e Carlos Alberto Mendes de Lima, representando a Secretaria Municipal de Educação.

Receberam placas de homenagem:

"Rádio T.M.A. - Nas ondas do rádio", da EMEF Profº Theodomiro Monteiro do Amaral, que ficou com o segundo lugar. Responsável : Edmilson Nazareno Brito.

"Frações: Apoio curricular para o ciclo II", da EMEF Padre Antonio Vieira, que ficou com o terceiro lugar. Responsável: Alexandre Miller Bathaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário