quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CPI dos Danos Ambientais pede abertura de inquérito contra empresas poluidoras


Roberta Rosa - Liderança do PPS/com informações do sítio da Câmara

Na 13ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Danos Ambientais realizada na manhã desta terça-feira (29/9), os parlamentares aprovaram seis requerimentos para o delegado José Roberto Pedroso, da Divisão de Investigação sobre Infrações contra o Meio Ambiente, para a abertura de inquérito policial contra as empresas Bann Química Ltda, Givaudan do Brasil, Solventex Indústria Química, Novartis Biocências, Procter & Gamble do Brasil e Sylvania do Brasil. Todas são acusadas de contaminar o solo, as águas subterrâneas e o ar com a fabricação de seus produtos.

Antenas

A GMC Logística e Transporte, representada pelo diretor comercial, Marcelo Oliveira e pelo advogado Fernando Proença, foi ouvida pelos vereadores. A companhia presta serviços para operadoras de telefonia móvel, fabricantes de telefone celular, supermercados, entre outros, para a realização de transporte de baterias e pilhas descartadas, que, segundo eles, são encaminhadas para empresas de reciclagem.

Para os representantes da GMC, “esse tipo de carga não é considerada perigosa na cidade de São Paulo”, apesar de pilhas e baterias conterem produtos químicos tóxicos, que podem contaminar o meio ambiente. “Isso está errado, essa carga não pode ser considerada não perigosa. Estamos estimulando a população a reciclar, temos leis tramitando para regulamentar o descarte, então precisamos fazer as coisas certas. Temos que chamar aqui as empresas que fazem a reciclagem dessas pilhas e baterias, para saber qual o destino dado para elas”, alertou o vereador Penna (PV) ao seu sítio do mandato.

SOS Cotec

Em São Paulo, existe o PAE – Plano de Atendimento de Emergência – elaborado para atender acidentes com veículos pesados com produtos altamente tóxicos. Ou seja, empresas que transportam essas cargas são obrigadas, segundo o PAE, a contratarem um serviço em caso de acidentes com as cargas ao longo do projeto.

Com mais de 90% do mercado, a SOS Cotec, representada na CPI por José Guilherme Berardo, foi convidada a prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados. “Segundo ele, a empresa atende em todo o Brasil e possui cerca de 38 veículos no total - quatro em São Paulo.

“Nos acidentes, o Corpo de Bombeiros chega primeiro, depois a Cetesb, mas estes órgãos não se responsabilizam pelos resíduos deixados no local, que às vezes ficam por meses, e é esse trabalho que fazemos”, explicou Berardo.

Para o Paulo Frange (PTB), “quem atende efetivamente as emergências na cidade é o Corpo de Bombeiros”. Para o vereador, a “verdade é que quem atende a emergências na cidade é Corpo de Bombeiros. Quem atende no Brasil é o Corpo de Bombeiros. Aqui, em São Paulo, quem dá o segundo atendimento junto com os bombeiros é a Cetesb. E aparece uma empresa travestida de Plano de Atendimento de Emergência, mas que na verdade é uma grande despachante desse processo; e que deve cobrar muito por esse serviço”, disse ao sítio da Câmara.

Estação de Transbordo de Lixo

Os engenheiros José Carlos Xavier e Carlos Alberto da Silva, ambos da Cetesb, compareceram à CPI, representando o secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, para prestar esclarecimento a respeito do EIA-Rima da Estação de Transbordo de Lixo na Ponte Pequena, que funciona ao lado de uma creche.

Segundo os engenheiros, o relatório, realizado em 2007, concedeu à estação uma licença prévia de funcionamento. A Estação de Transbordo de Lixo, até alguns anos atrás, possuía um incinerador, que foi desativado. Assim, na próxima reunião da CPI, o vereador Paulo Frange (PTB) vai solicitar a realização de estudo da presença de dioxina naquela região.

Participaram da CPI os vereadores Juscelino Gadelha (PSDB), Penna (PV), Paulo Frange (PTB), Goulart (PMDB), Alfredinho (PT), Milton Ferreira (PPS) e Marco Aurélio Cunha (DEM).

Lista de convocados para a reunião do próximo dia 06/10:

24ª RO - CPI-DANOS - 06/10/09 - 10h – terça-feira - Plenário “1º de Maio”

CONVIDADOS

Inês Suarez Romano - Coordenadora de COVISA
Região da Estrada do Palanque, próxima ao Rio Aricanduva
(requerimento dos Vereadores Goulart e Paulo Frange)

LEILA GOMES - Diretora de Outorga do DAEE
interface entre os passivos ambientais do Município de São Paulo e a questão do Enquadramento dos Corpos d’Águas Superficiais e Subterrâneos previstos na Resolução CNRH 91/08
(requerimento do Vereador Goulart)

Ronaldo Camargo - Secretário de Coordenação das Subprefeituras
aprovação e licenciamento das ERB’s
(requerimento dos Vereadores Paulo Frange e Quito Formiga)

Evelyn Cordeiro Eboli - Diretora de Divisão de APROV.2
aprovação e licenciamento das ERB’s
(requerimento dos Vereadores Paulo Frange e Quito Formiga)

Everaldo Gomes Ferreira - Gerente da ANATEL-SP
existência de algum aparelho competente para aferição da radiação de ERB’s
(requerimento do Vereador Milton Ferreira)

Representante Legal da AES ELETROPAULO
operacionalização das ERB’s no que tange a fornecimento de energia
(requerimento dos Vereadores Goulart e Paulo Frange)

Fernando Rei - Presidente da CETESB
processos referentes à contaminação na área da BANN Química
(requerimento do Vereador Goulart)

CONVOCADOS

Elton Santa Fé Zacarias - Secretário Municipal de Habitação
instalação de ERB’s
(requerimento dos Vereadores Goulart e Paulo Frange)

PAULO MOZAR GAMA E SILVA - Diretor Executivo da ABIR
Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas
destinação das embalagens de seus produtos comercializados na Cidade de São Paulo
(requerimento do Vereador Milton Ferreira)

Um comentário: