quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dr. Milton Ferreira pede médicos especializados em discurso no Pequeno Expediente

O vereador Dr. Milton Ferreira (PPS) usou a tribuna da Câmara Municipal, durante a realização do Pequeno Expediente da Sessão Ordinária nesta quinta-feira (3/9), e destacou a falta de médicos especializados nos postos de saúde da cidade.

O parlamentar também pediu para que seja reavaliada a remuneração dos profissionais da saúde no município e reivindicou a aprovação de Projeto de Lei, de sua autoria, que estende a vacinação contra a gripe comum (Influenza) para professores, alunos e profissionais da rede de educação da cidade, dando extensão ao cuidado que já vem sendo feito com os idosos.

Veja o discurso na íntegra:

"Sr. Presidente, Sras. Vereadoras, Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, como membro da Comissão de Saúde, estou acompanhando atentamente os trabalhos.

Durante o primeiro semestre e o início do segundo semestre, tivemos várias reclamações e, dentre elas, a mais pertinente foi a falta de médicos na rede pública de Saúde. Portanto, faz-se necessária uma reestruturação do quadro de médicos, em especial dos médicos especialistas. Hoje, temos dificuldade para encontrar médicos especialistas, e isso se deve ao fato de que um médico, para se especializar, precisa estudar por mais tempo – de dois a cinco anos. Um médico recém-formado, para começar a atuar, entra com o mesmo salário de um médico que já está há dez, quinze, vinte anos. Então, temos essa grande dificuldade e, caso a situação permaneça assim, o problema se agravará. Portanto, temos de reciclar, de avaliar o salário da classe médica, principalmente dos médicos especialistas.

No dia de ontem, um jornal veiculou uma notícia sobre nosso Secretário de Saúde – Sr. Januário Montone. A matéria informava que a Secretaria Municipal de Saúde está com um quadro irregular de funcionários - sem registro ou sem concurso público. Não estou aqui para defender. Mas estou aqui para trazer algumas notas positivas. No dia 26 de julho as AMAS passaram a funcionar aos finais de semana, fazendo-se necessária, obviamente, a contratação de funcionários. No dia 11 de agosto, o medicamento Tamiflu foi fornecido para todas as AMAS. Portanto, reitero que se fez necessária a contratação de funcionários, até de forma urgente, haja vista a existência de motivo justo: surto da gripe suína na época, cuja disseminação está em ritmo menor graças à atuação da população civil e dos órgãos públicos.

Deixo registrado, neste Plenário, que, no mês de março, protocolizei, nesta Casa, um Projeto de Lei que visa a vacinação contra a gripe, não só da população idosa, mas, também, dos professores, alunos e funcionários da rede pública, porque temos relatos que 37 mil pessoas morrem por complicações advindas da gripe sazonal que é a gripe simples. Então, a população estaria muito mais tranqüila sabendo que seus filhos que frequentam a escola já teriam tomado a vacina da gripe comum e, caso ficassem gripados, obviamente, tomariam uma outra conduta e direcionamento. Obrigado”.



Durante a Sessão Extraordinária desta quarta-feira (2/9), os vereadores aprovaram o PDL 64/09, da Mesa Diretora da Casa, que concede Medalha Anchieta em homenagem aos 40 anos do Palácio Anchieta, sede do Legislativo municipal.

Os vereadores também aprovaram o PDL 60/09, dos vereadores Adilson Amadeu (PTB) e Antônio Goulart (PMDB), que revoga o Título de Cidadão Paulistano concedido em 2002 ao médico Roger Abdelmassih, acusado de abusar sexualmente de dezenas de mulheres.

Já o Projeto de Lei 461/09, de autoria do Executivo, que dispensa da licença de funcionamento o exercício das atividades não residenciais para o Microempreendedor, não foi votado. O líder do PT, vereador João Antônio, pediu adiamento da sessão por duas horas. Na volta, apenas 14 vereadores estavam presentes, derrubando a extraordinária.

Conheça as demais proposituras aprovadas na sessão extraordinária:

PDL 04/09, do vereador João Antônio (PT)
PDL 24/09, do vereador João Antônio (PT)
PDL 01/09, do vereador Arselino Tatto (PT)

Abaixo, os pareceres dos vereadores durante o Pequeno Expediente


Gilberto Natalini (PSDB) deu destaque ao evento realizado no domingo para inauguração das ciclofaixas que ligarão os parques do Ibirapuera, do Povo e das Bicicletas (todos na zona sul da capital paulista). “A bicicleta hoje é uma tendência mundial”, citando a Holanda e a China como países que utilizam muito as bicicletas como meio de transporte.

Paulo Frange (PTB) tratou o assunto do programa “Operação Urbana” que foi esquecido para a região da Água Branca (zona oeste da cidade), que sofre com o trânsito e com os impactos provenientes da construção e inauguração do Shopping Bourbon.

Penna (PV) felicitou a mais nova filiada do seu partido, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que poderá concorrr à presidência do país no ano que vem.

Ricardo Teixeira (PSDB) acompanhou a fala de seu colega tucano Natalini e reforçou a valorização das ciclovias.

Senival Moura (PT) reivindicou a continuidade nas obras das AMA's (Assistências Médicas Ambulatoriais) que estão paradas desde o começo da atual gestão do prefeito Gilberto Kassab.

Abou Anni (PV) atentou para a burocracia existente nos Cursos de Formação de Condutores (CFC's) geridos pelo DETRAN.

No final do Pequeno Expediente foi destacada a presença no Plenário do deputado federal e ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho (PTB).

Comunicados de Liderança

Chico Macena (PT) projetou para a comunidade de Heliópolis um futuro de paz pautado na busca pela cultura através de planos educacionais para a comunidade. A comunidade de Heliópolis voltou a ser destaque na mídia após a morte de uma jovem de 17 anos em uma ação policial na comunidade localizada na zona sul da capital.

Agnaldo Timóteo (PR) seguiu a fala de Macena. O vereador ponderou o caso de Heliópolis dizendo que os policiais são funcionários públicos que cumprem ordens de superiores. O vereador também fez um apelo à comunidade de Heliópolis para que não percam o equilíbrio e que continuem com uma missão de paz.

Ítalo Cardoso (PT) defendeu o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA).

Jamil Murad, líder do PCdoB, deu boas-vindas ao delegado afastado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, recém-filiado ao seu partido, e protestou contra eventuais truculências policiais.

José Police Neto (PSDB) fechou os trabalhos pedindo adiamento e prolongamento do Grande Expediente para que pudessem ser analisados e votados os Projetos que estavam na pauta da Sessão.

Foto: RenattodSousa - Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário