quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro é tema de debate na Câmara Municipal


Renan Geishofer – Liderança do PPS

Durante a 75ª sessão ordinária que ocorreu na tarde desta terça-feira (22/9) no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal, um fato chamou a atenção: após oito meses da nova Legislatura somente nessa sessão foram registradas as presenças de todos os 55 vereadores da Casa.

O que não foi novidade foram os debates entre os parlamentares acerca dos assuntos que permeiam a capital paulista todos os dias, entre eles o problema da limpeza da cidade, dos transportes públicos, do sistema de saúde da cidade, entre outros assuntos.

Pequeno Expediente

Juliana Cardoso (PT) inaugurou os trabalhos falando sobre os problemas do sistema de saúde da cidade. Para a petista, a prefeitura tem verba para investir na unidade única de saúde, mas padece de uma boa gestão.

Mara Gabrilli (PSDB) fez referência às pessoas com deficiência ao lembrar que foi comemorado na segunda-feira (21/9) o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Para a vereadora, a data evidencia as inúmeras conquistas que essas pessoas obtiveram ao longo dos anos. Porém, Gabrilli não deixou de dizer que existe um congelamento nas verbas destinadas para o auxílio desses cidadãos junto à Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Milton Ferreira (PPS) encaminhou a sua participação à Mesa por escrito.

Gilberto Natalini (PSDB) informou que haverá no próximo dia 26 (sábado) o 7º Encontro Nacional de Psoríase. Psoríase é uma doença inflamatória da pele.

Noemi Nonato (PSB) tratou na sua fala sobre a nova lei federal de adoção.

Paulo Frange (PTB) fez um resumo do que foi tratado na Comissão Parlamentar de Inquérito que trata sobre os Danos Ambientais.

Senival Moura (PT) fez referência a uma matéria publicada na Folha de S. Paulo de domingo (20/9) que abordou os prejuízos, sejam eles materiais ou físicos, que sofrem as pessoas que moram em áreas de risco da cidade.

Abou Anni (PV) agradeceu ao secretário dos transportes, Alexandre de Morais, que levou em conta uma portaria que sancionou as multas do Resam.

Agnaldo Timóteo (PR) destacou a importância do seminário que a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente realizou nesta terça-feira (22/9) na Casa acerca das políticas municipais de acolhimento em São Paulo.

Alfredinho (PT) fechou o Pequeno Expediente discursando sobre o problema das merendas nas escolas do município.

Grande Expediente

Milton Leite (DEM) abordou a questão do Orçamento da cidade para o ano de 2009. Ele disse que já defendeu uma redução na peça orçamentária da cidade quando a crise se desenhava – como posteriormente acabou acontecendo. Porém, agora o parlamentar propõe uma redução na expectativa de crescimento econômico da cidade.

O petista Antonio Donato rebateu o democrata dizendo que é “impossível crescer economicamente 24% de um ano para o outro”, como Leite chegou a afirmar.

Milton Leite concluiu sua fala pedindo para que haja uma “varrição” na empresas que prestam serviço de limpeza na cidade. “As empresas de varrição merecem uma varrição”, ironizou o vereador.

Jamil Murad (PCdoB) seguiu o tom e comemorou o fato de que o Brasil já saiu da crise e com isso gerou 240 mil novos empregos, entre outras melhorias.

Juliana Cardoso (PT) voltou ao púlpito para novamente tratar dos problemas das unidades de saúde do município, como no caso da Maternidade do Tatuapé. A maternidade está com alguns leitos parados “porque o teto do local está furado e precisa de reparos”.

Floriano Pesaro (PSDB) propôs para que a petista destinasse parte de suas emendas para arrumar o local. A vereadora não aceitou a proposta e disse que é a prefeitura quem tem que se responsabilizar pela reforma da maternidade.

O tucano continuou sua fala, agora como orador inscrito para discursar, e lembrou que o dia era o do Dia Mundial sem Carro. Pesaro disse que “todo dia é dia mundial sem carro, mas é necessário que a população perceba que pode viver sem carro”.

Chico Macena (PT) expôs sua torcida para que no ano que vem (2010) a prefeitura enfim adira totalmente ao movimento do Dia Mundial sem Carro.

Jamil Murad rebateu a fala de Pesaro e disse que ao invés de a prefeitura aderir ao movimento deveria dar mais alternativas para que a população possa utilizar o sistema público de transportes.

O tucano defendeu que o setor vem melhorando bastante, citando a ampliação da malha metroviária e na colocação de novos trens tanto nas linhas do Metrô como nas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Gilberto Natalini, em rápida inserção, afirmou que “nenhuma fábrica de trens do mundo está capacitada para atender à demanda dos pedidos da cidade”. Segundo ele, serão entregues 110 novos trens para a cidade na gestão do PSDB.

Comunicados de Liderança

O líder da bancada do PPS na Câmara, Professor Claudio Fonseca, tratou da questão do orçamento da cidade. Segundo ele, “as execuções orçamentárias devem atender às demandas da cidade”. O parlamentar também enalteceu a medida tomada pela prefeitura que não cortará os 20% do orçamento para o setor de limpeza da cidade.

O líder do PSDB, José Police Neto explicou que o Plano Orçamentário também leva em conta o pagamento de dívidas de mandatos anteriores, lembrando a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy. “Queremos gastar o suficiente para deixar a cidade limpa”, afirmou o parlamentar.

João Antônio (PT) replicou a fala de Police Neto dizendo que há mais de cinco anos vem sendo dito que haveria o rompimento com as empresas de limpeza. Police Neto defendeu-se afirmando que não estava culpando ninguém, mas estava apenas mostrando e confirmando os números apresentados sobre o assunto.

Wadih Mutran (PP) ironizou o Partido dos Trabalhadores dizendo que “eles só sabem reclamar, mas nunca mostram nenhuma prova concreta do que dizem”. “Agora eles só falam sobre o problema do lixo da cidade”, completou.

Foto - RenattodSouza - Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário