quarta-feira, 27 de março de 2013

Em discurso, Friedenbach analisa trabalho da GCM


O líder do PPS na Câmara, vereador Ari Friedenbach, repercutiu nesta quarta-feira (27/3), em discurso no plenário da Casa, detalhes do seu encontro com o secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto

A reunião, realizada na manhã de hoje na sede da Secretaria de Segurança Urbana, teve como tema principal a atuação da Guarda Civil Metropolitana e a baixa remuneração da corporação. Veja abaixo a íntegra do discurso: 

“Sr. Presidente, Srs. Vereadores e telespectadores da TV Câmara, venho a esta tribuna, mais uma vez, para falar sobre a questão da Segurança, dando continuidade ao pronunciamento do Vereador Coronel Camilo. Estive, em reunião hoje com o Sr. Secretário Municipal de Segurança para falar sobre esse tema no Município de São Paulo. Nessa semana, foi publicado um dado importante nos jornais de São Paulo, sobre o absurdo crescimento do número de homicídios no nosso Estado. No primeiro bimestre, houve quase 800 mortes no Estado de São Paulo, número que fica muito além de qualquer zona de conflito no mundo. Os número são estarrecedores. No entanto, estamos nos acostumando com números tão absurdos em mortes, vidas que são ceifadas todos os dias nas nossas famílias.

A questão da Operação Delegada, muito importante, citada pelo Coronel Camilo, vem para suprir uma deficiência do município de São Paulo, da Guarda Civil Metropolitana, que está com seus quadros muito defasados. Há dez anos não há um concurso para guardas civis metropolitanos. Há uma dificuldade muito grande para se recrutarem pessoas para os quadros da Guarda Civil Metropolitana, dado o baixíssimo nível de salário dos guardas civis. Isso impede, naturalmente, que consigam recrutar pessoas bem qualificadas; e obviamente estimula a corrupção. Os guardas têm muitas dificuldades para manterem suas famílias, com os baixíssimos salários que recebem. Essa questão é muito importante.

Há previsão de um concurso para contratação de 2.000 guardas municipais nesse ano. Esperamos que se cumpram as promessas e previsões, de que, pelo menos, 2.000 guardas, todos os anos, passem a fazer parte da corporação. Se, em quatro anos, conseguirmos aumentar o efetivo em 8.000 guardas, com certeza, a nossa situação vai melhorar, assim como a necessidade de a Operação Delegada vai diminuir. É muito importante que o Município cuide da segurança dos seus cidadãos.

Há pouco o Vereador Coronel Camilo falou sobre pancadões. A fiscalização, no Município, conta com a presença das guardas nas escolas, onde são hoje, sabidamente, pontos de tráfico. Essa é uma situação muito grave, pois escolas necessitam da presença da Guarda Civil Metropolitana. Com certeza, ela inibe essa situação e aproxima a Guarda da comunidade.

Isso tem feito muita diferença.

Ações como a participação de guardas civis em corridas populares no Ibirapuera têm custo zero e são muito importantes para mudar a visão que hoje a população tem da Guarda Civil, que tem trabalhado duramente para mudar o quadro da violência na Cidade.

Outro trabalho bastante simples e muito importante da Guarda Civil Metropolitana é o de conciliação, que evita que intrigas e pequenas discussões entre as pessoas acabem em homicídios.

Ainda sobre violência, antes de ontem, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, um menino de seis anos foi morto por motivo banal. Esse é apenas um dos casos de morte de crianças, mas mostra como a desvalorização absoluta da vida humana, a falta de conceitos morais, a desestruturação familiar e a desagregação social estão presentes na nossa vida hoje em dia.

Por isso, é muito importante que nós, Parlamentares, tenhamos responsabilidade ao realizar nosso trabalho. Contribuindo para a absoluta falta de segurança na cidade de São Paulo está a falta de iluminação pública.

Atualmente já está disponível o sistema LED de iluminação, muito moderno e com uma tecnologia muito acessível. Apesar de o custo ser um pouco superior ao das luzes de sódio recentemente adquiridas, as lâmpadas duram até 12 anos sem manutenção.

Deveríamos pensar nesse novo modelo de iluminação, uma vez que as calçadas e ruas de toda a Cidade estão absolutamente escuras. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário