quinta-feira, 21 de março de 2013

Frente Parlamentar de Sustentabilidade é instalada


Sítio da Câmara

A Frente Parlamentar de Sustentabilidade, grupo com o objetivo de discutir e propor soluções relacionadas ao meio ambiente, foi instalada nesta quinta-feira (21) na Câmara Municipal de São Paulo. Na primeira reunião, o vereador Ricardo Young (PPS), Toninho Vespoli (PSOL) e Nabil Bonduki (PT) foram eleitos, por unanimidade, para os cargos de presidente, vice-presidente e secretário do colegiado, respectivamente.

“Estou lisonjeado com a indicação dos meus pares, vamos trabalhar com um tema (sustentabilidade) que é urgente e necessário, por isso, precisamos propor ideias para que o Plenário aprove projetos de leis que possam melhorar a situação da cidade neste sentido”, comentou Ricardo Young.

Sistema hidroviário

Os parlamentares também definiram os temas que serão trabalhados pela Frente Parlamentar de Sustentabilidade: resíduos sólidos, mobilidade e água. Para o vereador Aurélio Nomura (PSDB), durante o debate é fundamental que seja levada em consideração as hidrovias. “Os estudos realizados pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP) mostram que se tivermos um sistema de hidrovias também poderemos cuidar da parte de resíduos sólidos”, sinalizou.

De acordo com Alexandre Delijaicov, coordenador do Grupo Metrópole Fluvial, da FAU, é possível instalar “ecoportos”, similares aos ecopontos, nas margens dos rios e represas. Em recente entrevista, o especialista afirmou que “São Paulo pode servir de exemplo para outros municípios fazendo com que a água seja vista também como uma via de deslocamento de materiais recicláveis, mostrando que a boa gestão de resíduos sólidos está diretamente ligada à qualidade das águas.”

As reuniões da Frente Parlamentar de Sustentabilidade serão mensais e cinco delas deverão ser externas, de acordo com a sugestão de Laércio Benko (PHS). O colegiado pretende realizar visitas à comunidades que sofrem com problemas de sustentabilidade, mas que encontraram meios de minimizar a situação.

Os vereadores Mario Covas Neto (PSDB), Juliana Cardoso (PT), Floriano Pesaro (PSDB), José Police Neto (PSD), Andrea Matarazzo (PSDB), Abou Anni (PV), Ari Friedenbach (PPS) e Natalini (PV) também fazem parte da Frente Parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário