quarta-feira, 27 de março de 2013

Falta de debate do Executivo com a Câmara descontenta Ricardo Young




O vereador Ricardo Young (PPS) mostrou nesta quarta-feira (27/3) profundo descontentamento com o prefeito Fernando Haddad logo após a apresentação do Plano de Metas do Executivo na Câmara Municipal.

Young refere-se ao fato de que o prefeito não debateu com a sociedade civil, muito menos com os vereadores, as questões relativas ao Plano de Metas. 

“Ontem mesmo o Prefeito instalou o Conselho de Desenvolvimento Social Econômico do Município, mas não ficou para o debate, foi embora. Hoje, o Prefeito veio a esta Casa debater o Plano de Metas com os Vereadores, e eu fiquei entusiasmado. Queria debater vários itens e, de repente, o Prefeito vai embora! Ele foi embora! Não nos deu a oportunidade de compartilhar o exercício da transparência que tanto prometeu e que está contido no próprio Plano de Metas”, disse ele.

Segundo o parlamentar, o Executivo vem demostrando uma incapacidade de debater com os vereadores os seus principais projetos. Veja abaixo a íntegra do discurso.

“Sr. Presidente, nobres Vereadores, público que nos assistem, tenho um comunicado de liderança a fazer. 

Não posso deixar passar algumas declarações que o líder do Governo fez nesta Casa. Concordo que o Sr. Prefeito seja uma pessoa extraordinária e bem intencionada e é de interesse da população de São Paulo e de toda esta Casa que seja bem sucedido. 

Mas, a forma mais adequada de ajudar S.Exa. a ser bem sucedido é não faltar com a verdade e a se comunicar claramente com a população. Por mais que o Governo insista em dizer que cumpriu a promessa de campanha ao eliminar a taxa inspeção, o projeto de inspeção veicular que passou por esta Casa equivale a ter jogado a água do banho fora junto com o bebê. Na prática, esse assunto já foi debatido e não vou cansá-los se acabou a inspeção veicular na Cidade. Não vamos tentar cantar vitória sobre algo que não merece sequer ser cantado. Vamos olhar para algo que se possa cantar vitória e eventualmente servir como exemplo. 

Chego, com isso, ao Plano de Metas. O Plano de Metas tem méritos. Não concordo com algumas posições da Oposição. Eu acho que o Plano avança, que faz parte de uma visão moderna de gestão, no entanto, tem um defeito de origem, nobre Vereador Tatto. Eu gostaria que a Liderança do Governo ajudasse o Governo nesse aspecto. De um lado, o Plano propõe mecanismos de escuta da sociedade, de transparência, de governança. Aqui mesmo o Sr. Prefeito nos falou do quanto está aberto à sugestões para a melhoria do Plano de Governo. Por outro lado, temos visto que o Governo tem pressa não só de implantar essas metas como também de fazer passar nesta Casa questões que para ele são importantes.

Os três projetos que o Sr. Prefeito agradeceu à Casa - as cessões de terreno e a Inspeção Veicular - nós sabemos a que custo passaram nesta Edilidade. Todas as tentativas no sentido de contribuir para melhorar os projetos foram negadas pela base do Governo. Inclusive, o substitutivo apresentado pela Oposição e outros membros desta Casa relativamente à Inspeção Veicular, foi totalmente ignorado pela base do Governo. Não entendi muito bem qual é o conceito de diálogo contido no Plano Metas.

Ontem mesmo o Sr. Prefeito instalou o Conselho de Desenvolvimento Social Econômico do Município, mas não ficou para o debate, foi embora. Fiquei pasmo então ao ver que metade do Conselho também foi embora! Não só o Prefeito não debateu como também o Conselho não se instalou.

Hoje, o Prefeito veio a esta Casa debater o Plano de Metas com os Vereadores, e eu fiquei entusiasmado. Queria debater vários itens e, de repente, o Prefeito vai embora! Ele foi embora! Não nos deu a oportunidade de compartilhar o exercício da transparência que tanto prometeu e que está contido no próprio Plano de Metas.

Vereador Arselino Tatto, com todo respeito e carinho que tenho pela pessoa do nosso Prefeito, concordo que é uma benção São Paulo ter em seu comando uma pessoa íntegra e determinada, mas creio que a base do Governo tem de ajudá-lo a cumprir as promessas. E não falar de promessas que não cumpriu como se fossem realizadas. Por favor, ajudem e nos deixem ajudá-lo a fazer um Governo de sucesso. Muito obrigado, Sr. Presidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário