quarta-feira, 20 de março de 2013

Ricardo Young traz ciclismo para o centro da 1ª reunião da Mobilidade Urbana

Ana Carol Amaral

Ao presidir nesta quarta-feira (20/3) a primeira reunião da Subcomissão de Mobilidade Urbana, que integra a Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal, Ricardo Young trouxe duas propostas para o transporte por bicicleta, segundo ele “um modal essencial para viabilizar a mobilidade urbana de forma inclusiva, de baixo custo e não poluente. Ou seja, sustentável”, defendeu. 

Bicicletário e ciclovia

A primeira proposta é de encaminhar um requerimento ao Executivo questionando a falta de regulamentação da Lei 15.649/12, de autoria do vereador Marco Aurélio Cunha (PSD) e já sancionada pelo Executivo, que trata dos bicicletários em estacionamentos e nas estações de metrô. O pedido foi aprovado pelos membros da Subcomissão.

Já a segunda proposição é de tornar permanente a via para bicicletas na Avenida Paulista. Os vereadores simpatizaram à ideia e foram propostos estudos técnicos sobre o tema. Young alertou para a importância da participação da sociedade civil na construção da proposta. 

“A causa da bicicleta emana dos movimentos sociais organizados, portanto precisamos repensar conjuntamente qual o papel da Paulista no trânsito da cidade, sempre lembrando que a via pública precisa ser compartilhada entre os modais, com segurança para todos”, frisou.


Ainda durante a reunião da Subcomissão, foi aprovado requerimento para que representantes da secretaria de Transportes prestem esclarecimentos sobre os bicicletários em São Paulo.

Vice-Presidente

O vereador Vavá (PT) foi eleito, por unanimidade, para ser o vice-presidente da Subcomissão de Mobilidade Urbana. “Estou feliz pela indicação e vamos trabalhar muito para pensar em soluções para melhorar a locomoção dos cidadãos paulistanos”, afirmou.

Inspeção sem omissão 

Na sequência, o plenário da Câmara foi ocupado para a reunião da “Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia”. Na oportunidade, Ricardo Young pediu para que os membros se reunissem durante a sessão plenária e discutissem um posicionamento sobre a inspeção veicular. “Se a Comissão não se manifestar e fizer votação simbólica, será omissa com a cidade”, argumentou.

Táxi pode ser coletivo 

Em debate sobre os corredores de ônibus e diante da posição do presidente da Comissão, Senival Moura (PT), de que os corredores não deveriam ser utilizados por táxis, Young defendeu o uso do espaço pelos taxistas. “Ele é o principal substituto para quem anda de carro. Se houvesse política de incentivo ao táxi, diminuindo o custo para o usuário, poderíamos ter uma realidade como a de Nova Iorque, onde o táxi é um transporte público por excelência. Principalmente quando há mecanismos para que seja compartilhado”.

A próxima reunião da subcomissão de Mobilidade Urbana será no dia 10/4, às 11h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário