quinta-feira, 21 de março de 2013

Young destaca trabalho da Frente Parlamentar da Sustentabilidade




O vereador Ricardo Young, em comunicado de Liderança do PPS na sessão ordinária desta quinta-feira (21/3), destacou a Frente Parlamentar da Sustentabilidade de Câmara Municipal, colegiado instalado hoje na Casa e que conta com Young na condução dos trabalhos. 

"Nós, da oposição, tivemos uma tarde aguerrida (votação do PL da inspeção veicular) para salvar São Paulo de um desastre, que realmente ocorreu. Mas não vamos desistir. Hoje instalamos a Frente Parlamentar da Sustentabilidade para persistir com a visão de uma cidade sustentável”. Leia a íntegra do discurso: 

“Sr. Presidente, penso que todos os debates desta Casa têm sido importantes, mas quanto mais o Governo tenta argumentar que o projeto da inspeção veicular é bom para São Paulo, mais fico convencido de que não há comprometimento do Governo com o meio ambiente e a sustentabilidade na Cidade. Reitero e reiterarei, durante os próximos quatro anos, que o Prefeito Fernando Haddad é signatário da Plataforma das Cidades Sustentáveis, o que o obriga a respeitar os 12 eixos de sustentabilidade da Cidade, dentre os quais está a garantia da qualidade do ar de São Paulo e a redução dos problemas de saúde relacionados tanto com a poluição do ar como da água. 

Sr. Presidente, temo, que nós, que já não estamos cumprindo as metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, estejamos após um ano em situação ainda pior. Então, teremos o vexame de ver a Cidade não só não cumprindo a Lei de Mudanças Climáticas como não cumprindo as resoluções do Conama e também a Plataforma das Cidades Sustentáveis.

Porém, tranquilizo a Situação e o Governo, pois talvez nunca antes nesta Câmara Municipal houve um grupo de Vereadores tão comprometidos com a causa da sustentabilidade. Fiquei feliz hoje, durante a reunião da Frente Parlamentar da Sustentabilidade, ao ver todos os três Vereadores, presentes ou representados, comprometidos com os eixos da sustentabilidade. Isso significa que, mesmo que o Sr. Prefeito ignore a Plataforma que ele assinou, nós não só não deixaremos, como estaremos vigilantes e sempre à disposição do Executivo para as boas políticas de sustentabilidade na Cidade.

Posto isso, quero lembrar a todos que a partir do dia 22 teremos a Semana do Incentivo ao Uso Sustentável da Água. Queremos propor um projeto de lei visando a instituir a Semana Municipal de Incentivo ao Uso Sustentável da Água na rede municipal de ensino de São Paulo, acontecimento que deverá passar a integrar o Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo. 

Durante a referida semana, as crianças da rede municipal terão oportunidade de debater, com seus professores e com especialistas e ambientalistas, como é possível se fazer um uso mais racional e sustentável da água; como é possível se preservar os mananciais; como é possível se dar um tratamento mais adequado à água, uma vez que nós desperdiçamos pasmem, Sr. Presidente, 26% de toda a água que é fornecida. um colapso hídrico. A instituição dessa semana vai permitir que os professores, digo e reitero, são a representação pública mais próxima da população. O professor municipal é o funcionário público mais próximo da população. Terá condições de ser protagonista de uma discussão com o alunos, com as famílias em relação a questão do uso sustentável da água. 

Fica a proposta do projeto de lei que protocolamos, para que continuemos, ajudando o prefeito a cumprir o seu compromisso com a plataforma da cidade sustentável. Mesmo que a bancada do governo lute contra a sustentabilidade, que os interesses da maioria precarize avanços que essa cidade já fez, nós, inclusive com representantes do Governo, vamos na frente da parlamentar da sustentabilidade ter uma trincheira de resistência e de protagonismo daquilo que prefeito se comprometeu e precisa garantir para cidade, que é uma São Paulo exemplar em políticas públicas sustentáveis. Muito obrigado”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário