terça-feira, 12 de março de 2013

Artigo: Escola é lugar de aprender




Ari Friedenbach 

As escolas são lugares destinados para os alunos e os professores aprenderem. Sim, os professores também aprendem com seus alunos. Nos últimos anos, os casos de violência dentro das instituições de ensino proliferaram. Em pesquisa realizada pelo Observatório da Violência do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), divulgada em 2011, as amostras não foram animadoras, foram preocupantes. Os casos de agressão a professores nas escolas públicas paulistas têm crescido entre 30% e 40% por semestre nos últimos três anos.

No começo deste ano, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2013, a profissão de professor está entre as mais desgastantes gerando uma alta incidência de licença por afastamento. No total 15% das licenças foram destinadas aos profissionais da educação, alegando que as ameaças recebidas dentro da escola geram uma rotina bastante estressante. 

Os casos são totalmente inaceitáveis, como o assassinato da professora na cidade de Itirapina desta segunda-feira (11/03) por um aluno do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). O assassino, que tem 33 anos, entrou na sala dos professores e atacou a professora com uma faca. 

Cada dia que passa, assistimos mais casos de violência dentro de escolas. Sejam jovens agredindo professores, professores agredindo alunos, bandidos agindo nos arredores da instituição de ensino. Isso tem que acabar. O respeito ao professor e ao aluno deve ser prioridade na rede de ensino. Muitos dos casos são agravados por causa da cumplicidade dos pais, independentemente do julgamento da atitude. Em 2012, na cidade de Santos, um aluno agrediu a professora porque tirou nota baixa e os pais processaram a docente. Inversão total de valores.

Estamos em um mundo em que é cada vez mais difícil encontrar gestos de respeito, em contrapartida é comum os de intolerância. Se a vida e a integridade das pessoas não são respeitadas nas instituições de ensino, onde formamos as pessoas, imagine daqui uns anos, quando a sociedade será pautada pelas atitudes dos que hoje são jovens. 

Um comentário:

  1. Este artigo do vereador Ari nos faz pensar também na importância das creches e das classes de Educação Infantil pois as lições de respeito a si mesmo, ao outro e ao meio ambiente devem começar bem cedo na formação da criança.Quanto mais tarde as questões de cidadania são apresentadas às crianças, mais dificil será que sejam aceitas e incorporadas. E a importância do professor nesse processo é inquestionável.

    ResponderExcluir