quinta-feira, 28 de maio de 2009

Comissão da Saúde promove palestra sobre o câncer de mama

Roberta Rosa – Liderança PPS

Como parte das comemorações ao mês das mães, a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher promoveu nesta quarta-feira (27) palestra sobre o câncer de mama no Brasil, a quarta doença que mais mata mulheres no município de São Paulo, apresentada pela Dra. Eliana Chagas (foto abaixo), gineco–obstetra da Universidade de Campinas. “O câncer de mama mata 10 mil mulheres por ano no Brasil”, disse.

Eliana Chagas fez um alerta aos vereadores para a falta de mamógrafos nas unidades básicas de saúde da cidade, e também para a demora na realização e na entrega dos resultados dos mesmos, o que dificulta muito a prevenção e tratamento precoce do câncer de mama. Ela também chamou atenção para os salários defasados dos médicos que atuam no sistema de saúde da cidade.

A especialista apresentou a todos os presentes os principais exames preventivos que devem ser feitos para evitar o câncer de mama: “O auto-exame de mama, a mamografia, o papanicolau e coloscopia ajudam a identificar os problemas a tempo de se conseguir tratamentos efetivos e, consequentemente, a cura”.

Segundo ela, é necessário que a mulher tenha uma vida saudável, praticando exercícios físicos diários (no mínimo 30 minutos), além de evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, como forma de se prevenir contra a doença.

Projetos Aprovados

Na reunião, também foi aprovado por unanimidade o PL 789/07, de autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB), que dispõe sobre a utilização de crachás aos auxiliares de feirantes do município de São Paulo.

O PL 200/03, que cria o serviço móvel de atendimento oftalmológico, odontológico e fonoaudiológico para alunos da rede municipal de ensino, de autoria do vereador José Olimpio (PP), teve pedido de vistas. Já o PL 445/07, de autoria dos vereadores Goulart (PMDB) e Mara Gabrili (PSDB), que dispõe sobre o trânsito e o estacionamento de veículos de propriedades de deficientes físicos nos locais que especifica, teve o pedido de vistas feito pelo vereador Cláudio Prado (PDT).

Hospital Tataupé

A Comissão de Saúde retornou ao Hospital do Tatuapé e constatou alguns resultados positivos, diferentes dos encontrados na primeira visita que aconteceu no dia 15 de abril.

Excepcionalmente nesta semana não ocorreu a reunião da Subcomissão do Idoso, que está prevista para ser realizada no dia três de junho, próxima quarta feira.

Veja abaixo tudo o que aconteceu nas outras comissões:

Comissão de Finanças e Orçamento

Comissão de Administração Pública

Comissão de Estudo sobre proteção animal

Comissão de Política Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário