quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comissão de Educação discute conselho de representantes nas Escolas


Texto - Ronaldo Sagres/Liderança do PPS
Foto - Juvenal Pereira - Câmara Municipal

O Grupo de Trabalho da Comissão de Educação, Cultura e Esportes realizou nesta quarta-feira (13) a audiência pública para discutir e analisar o projeto de lei 638/0, de autoria dos vereadores Claudinho (PSDB), Antônio Donato (PT), Eliseu Gabriel (PSB) e do ex-vereador Carlos Neder (PT), que cria e regulamenta o funcionamento do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE).

O CRECE, segundo define o Projeto de Lei, é um colegiado com a finalidade de fortalecer os conselhos de escola e de buscar a efetivação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias tendo em vista a qualidade da educação. É constituído de dois representantes da Coordenadoria de Educação e dois integrantes de cada Conselho de Escola, sendo um servidor público e outro da comunidade.

Algumas entidades presentes à audiência pública se manifestaram favoravelmente ao Projeto. Foram ouvidos pais de alunos e representantes da sociedade civil. Para o professor José Ghiotto Neto, presidente do Sindicato dos Professores e Funcionários do Ensino Municipal de São Paulo (APROFEM), o CRECE já era para estar funcionando desde 1992. “Em alguns governos, ele chegou a funcionar, sem regulamentação. Em outros, ele foi apagado. O CRECE pode fornecer conselhos para outras entidades, como o Conselho de Alimentação Escolar”, disse.

“Fizemos questão de estar presentes apoiando essa iniciativa. Participei do início dessa representação dos Conselhos de Escola e dos Conselhos de Representantes. Paulo Freire dizia que ‘educar é impregnar de sentido a vida’. Como impregnar de sentido a vida, quando a escola não se aproxima da comunidade? Os diferentes segmentos devem participar dos Conselhos de Escola. O CRECE é um espaço em que diferentes Conselhos de Escola se encontram para discutir a política educacional do Município de forma coletiva”, comentou Ângela Antunes, do Instituto Paulo Freire.

Logo após a apresentação das razões do projeto, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) colocou em votação o requerimento de autoria do vereador Alfredinho (PT) sobre uma visita da Comissão de Educação às escolas para verificar a assiduidade e o número de professores das mesmas.

Em seguida a uma breve exposição do vereador Alfredinho, o Professor Claudio Fonseca (PPS) indagou o petista questionado “qual seria o real objetivo das vistas da Comissão às escolas?”. O líder do PPS concluiu seu raciocínio votando contra o requerimento.

Marco Aurélio Cunha, do DEM, também acompanhou o voto do vereador Claudio Fonseca dizendo “que isso seria mais uma satisfação pública do que uma ação concreta para atender aos anseios da sociedade”.

Marco Aurélio Cunha, do DEM, também acompanhou o voto do vereador Claudio Fonseca dizendo “que isso seria mais uma satisfação pública do que uma ação concreta para atender aos anseios da sociedade”. Ao cabo, o requ

Participaram da reunião da Comissão os vereadores Claudio Fonseca (PPS), Jooji Hato (PMDB), Claudinho (PSDB), Eliseu Gabriel (PSB), Alfredinho (PT), Netinho de Paulo (PT) e Marco Aurélio Cunha (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário