quinta-feira, 14 de maio de 2009

Visita ao Hospital do Campo Limpo é tema da Comissão de Saúde


Texto - Roberta Rosa/Liderança PPS
Foto - Juvenal Pereira/Câmara

A reunião da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher apreciou nesta quarta-feira (23) o mérito de dois projetos de lei. Ambos tiveram como relatora a vereadora Sandra Tadeu (DEM) e receberam parecer favorável. São eles:

O PL 570/08, de autoria do vereador Toninho Paiva (PR), que obriga a identificação no pára-brisa e lateral dos veículos microônibus da frota do transporte público municipal a existência de espaço para cadeira de rodas, recebeu parecer favorável por unanimidade.

Já o PL 780/03, de autoria do vereador do PMDB, Jooji Hato, regulariza o uso das caçambas estáticas e das coletoras de entulhos na cidade. O PL recebeu parecer favorável, com abstenção do tucano Carlos Alberto Bezerra.

Hospital do Campo Limpo

A presidente da Comissão, vereadora Juliana Cardoso (PT), fez a leitura do relatório da visita dos parlamentares ao Hospital do Campo Limpo, zona sul, no dia cinco de maio, além de apresentar as fotos do local. A Comissão contou também com a presença de representante do Coren/SP – Conselho Regional de Enfermagem - que acompanhou a visita ao Hospital. Algumas considerações feitas pela Comissão em relação à visita:

- atendimento na recepção é muito rápido e superficial;

- demora de até três horas para consulta;

- falta humanização no atendimento;

- equipamentos quebrados;

- sala em reforma há mais de três anos;

- ausência de atendimento preferencial para idosos e crianças;

- número de auxiliares de enfermagem insuficientes para atender a demanda;

- falta médico especialista, anestesistas, etc.

Milton Ferreira (PPS) questionou porquê o Hospital está com um terço dos seus 390 leitos desativados. O parlamentar também pontuou a falta de orientação tanto dos funcionários quanto dos usuários do hospital, dificultando o bom funcionamento.

Estiveram visitando as instalações do Hospital do Campo Limpo os vereadores Milton Ferreira (PPS), Juliana Cardoso (PT), Jamil Murad (PCdoB) e as assessorias dos vereadores Cláudio Prado (PDT) e Noemi Nonato (PSB).

Subcomissão Melhor Idade

Já a quarta reunião da Subcomissão da Melhor Idade discutiu mais uma vez as condições da Vila dos Idosos. O debate contou com a presença do superintendente de obras da Cohab, Marcos de Arruda.

A senhora Sônia, que representou Nancy Cavallete da Silva, diretora social da Habitação Popular, fez um breve histórico da Vila dos Idosos, além de mostrar como foi feita a seleção para a ocupação do empreendimento. Ela relatou também o projeto social desenvolvido na Vila, visando a qualidade de vida dos moradores.

Na sequência, Marcos Duarte de Arruda expôs, de maneira pouco convincente, os problemas estruturais do empreendimento. Ele alegou que os reparos que devem ser feitos na Vila precisam ser realizados pela construtora que fez a obra, porém, segundo ele, a Cohab está encontrando dificuldades em dialogar com essa empresa. Mesmo assim, se colocou a disposição da Comissão para eventuais esclarecimentos.

Por fim, o vereador Cláudio Prado (PDT) sugeriu que fosse feita uma nova visita à Vila dos Idosos com a presença da Comissão e dos representantes da Cohab, da Sehab e do HabiCentro.

Notícias das outras comissões:

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Comissão de Estudos da Proteção Animal

Comissão de Administração Pública


Comissão de Política Urbana


Comissão de Finanças e Orçamento

Comissão de Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia


Subcomissão de política pública de recuperação de resíduos sólidos

Comissão de Estudos da destinação do Estádio do Pacaembu

Nenhum comentário:

Postar um comentário