sábado, 16 de maio de 2009

Lideranças do PPS participam de seminário da UGT

O líder do PPS na Câmara Municipal, Professor Claudio Fonseca, participou na manhã desta sexta-feira (15) da abertura do Seminário “Cem Anos de Movimento Sindical Brasileiro — Balanço Histórico e Desafios Futuros”, organizado pela UGT – União Geral dos Trabalhadores, no auditório da Faap, em São Paulo. O Dr. Milton Ferreira, também vereador pelo PPS, esteve representado pela sua assessoria.

O seminário, que será realizado até o sábado (16), tem como objetivo estimular uma reflexão sobre a trajetória do sindicalismo no século passado, sua história e suas bandeiras.

Além do Professor Claudio Fonseca, estiveram presentes no primeiro dia de debates o presidente nacional do PPS, o ex-senador e ex-deputado Roberto Freire; o presidente estadual do PPS/SP e vice-presidente da UGT, deputado estadual Davi Zaia; a deputada federal pelo PSB, Luiza Erundina; o secretário municipal e ex-governador, Claudio Lembo, entre outras lideranças políticas e sindicais.

Em seu discurso, Roberto Freire lembrou que a sociedade vive um momento de “despertar crítico”. “Foi necessária a chegada da crise (econômica) para vermos o início de uma movimentação crítica, pois muitos viviam uma euforia exagerada”, pontuou.



Para o líder do PPS, “esse seminário é realizado no momento em que existe um despertar da crítica, de discutir a realidade e de se posicionar”. O ex-senador afirmou que o debate promovido pela UGT resgata o passado, mas traz o mais importante: “os desafios para o futuro, pois nem o mundo sindical, nem o mundo político e social serão os mesmos depois dessa crise”.

No final, Freire lembrou a grande contribuição que o antigo PCB deu para a luta e o avanço do sindicalismo no Brasil: “Nós representamos como sucessores um ‘velho’ Partido Comunista Brasileiro, que participou ativamente de pelo menos mais de 80 anos do sindicalismo brasileiro”.

Reflexão

Segundo o presidente da UGT, Ricardo Patah, a decisão de realizar o seminário partiu do anseio dos dirigentes da entidade de contribuírem com o processo de criação de novas perspectivas e caminhos para o movimento sindical no mundo contemporâneo. “Com base no balanço e nos desafios apontados pelo Seminário Nacional, também acreditamos estar dando uma contribuição significativa para ação político-sindical da UGT”, avalia o dirigente.

Patah assinala que o seminário oferece um momento singular, que propiciará aos dirigentes da central uma profunda reflexão sobre o papel que devem assumir no enfrentamento dos desafios da conjuntura política, econômica e social brasileira.

Com base na avaliação de que o movimento sindical brasileiro é um dos mais ativos do mundo e que, ao longo de sua história fortaleceu sua atuação colocando-se no debate das grandes questões da política nacional, o programa Câmera Aberta Sindical da última quarta-feira (6) antecipou alguns temas que serão debatidos no seminário.

Seminário Nacional da UGT: “Cem Anos de Movimento Sindical Brasileiro — Balanço Histórico e Desafios Futuros

Data: 15 e 16 de maio de 2009”
Local: Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo (SP)
Veja mais em www.ugt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário