terça-feira, 20 de outubro de 2009

Água Petrópolis vai realizar novas análises de suas fontes para CPI

Site da Câmara

A Empresa de Águas Petrópolis, por solicitação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Danos Ambientais da Câmara Municipal, vai pagar a realização de análises bacteorológica e de radioatividade de suas águas minerais em laboratório que a CPI escolher, conforme determina legislação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A realização das análises ficou acertada entre o vereador Juscelino Gadelha (PSDB), relator da CPI, e o presidente da Petrópolis, Amilcar Augusto Lopes Júnior, que nesta terça-feira (20/10) prestou esclarecimentos aos integrantes da comissão.

Os vereadores também ouviram esclarecimentos da diretora da Empresa de Água Mineral Cristalina, Olívia Costa. Ela entregou à comissão os laudos bacteorológico e de radioatividade que a empresa mandou realizar e os feitos pela Cetesb. “Nossa água está ok. Nossa família só toma dela”, destacou.

“As informações dadas pelos representantes da Petrópolis e da Cristalina são bastante técnicas. O grande problema que o vereador tem numa CPI, quando esbarra numa técnica difícil, é administrar a informação”, reagiu o vereador Paulo Frange (PTB).

O vereador disse que agora que “a CPI vai confrontar as informações e buscar outras informações com a Cetesb, Cnen, Covisa para que possamos ter um juízo de valor a respeito de cada uma dessas situações”.

Para Frange foi “consistente a discussão, porque veio um pessoal preparado para responder, trouxe informações novas e nos deu a oportunidade de refazer os exames que nós estamos em dúvida, assumindo eles o ônus dessas análises”.

A preocupação dos vereadores com relação à contaminação das águas das duas empresas se deve ao fato que de que as fontes se localizam próximas a uma área contaminada por resíduos radioativos da Nuclemon e resíduos organoclorados da Novartis.

Olívia, da Cristalina, tranquilizou os vereadores, informando que, por determinação do Ministério Público, foram realizadas análises a cada três meses durante três anos e não foi detectada contaminação da água.

Já o presidente da Petrópolis destacou que a conformação geológica do terreno onde se encontram as fontes impede a contaminação de seu produto.

Aquífero contido

O presidente da Petrópolis esclareceu que a água mineral de sua empresa não é captada do lençol freático. “A nossa água é retirada a partir de 130 metros de profundidade (Fonte Santa Ana), a 300 metros (Fonte Santa Lúcia) e a 500 metros de profundidade (Fonte Santa Catharina), todas localizadas no aqüífero contido, onde as águas estão armazenadas de 500 a mil anos”, informou Lopes Júnior.

Sabesp

A CPI aprovou requerimento do vereador Penna (PV), no qual solicita a realização de análises da água fornecida pela Sabesp. “É necessário que as análises exigidas para a água mineral também sejam exigidas para a água da Sabesp, pois é essa água que a maioria da população bebe”, disse.

Participaram da reunião os seguintes vereadores: Goulart (PMDB), Juscelino Gadelha (PSDB), Milton Ferreira (PPS), Alfredinho (PT), Penna (PV), Paulo Frange (PTB), Arselino Tatto (PT), Edir Sales (DEM) e Quito Formiga (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário