quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Claudio Fonseca presta homenagem à Vila Prudente


O líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, utilizou a tribuna durante o Pequeno Expediente nesta quarta-feira (7/10) e lembrou do aniversário da Vila Prudente, sua história e seus desafios para o futuro.

“O sistema viário da região, de fato, está estrangulado. Desse ponto de vista, é necessário que se dê continuidade às discussões do Plano Diretor Estratégico sobre as vias estruturais, as secundárias e as que precisam sofrer melhorias e alargamentos. Do contrário, com a chegada do metrô, haverá ainda mais estrangulamento do trânsito na região”, alertou.

Fonseca lembrou da importância de figuras importantes que colaboraram com o desenvolvimento da região, como o presidente do Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, Newton Zadra, que também é diretor presidente da Folha de Vila Prudente. “É por sua dedicação que hoje há investimentos na região, como a instalação do teatro, por exemplo”.

No final, ele solidarizou-se com os estudantes que perderam a prova do ENEM. “Parece que os poderes não dialogam! Estão sacrificando, prejudicando a nossa juventude, criando instabilidade. Em que clima eles vão fazer a prova e como se sair bem?”. Veja abaixo a íntegra do discurso do parlamentar do PPS.

“Sr. Presidente, nobres Vereador, ocupo esta tribuna para fazer algumas comunicações. A primeira é que no dia de hoje, pela manhã, foi realizada na Vila Prudente mais uma atividade comemorativa ao aniversário do bairro, inclusive com a presença do Subprefeito. Foi um ato bastante representativo em que inclusive alguns presidentes de associações lembraram do nome de V.Exa., nobre Vereador Dalton Silvano, pela luta travada por V.Exa. no período de 2001 a 2003 para que lá chegasse o metrô. Trago, portanto, a esta Casa essa referência pelo importante trabalho que V.Exa. realizou na época.

Fiquei satisfeito e feliz com essa lembrança, já que conheço a história de V.Exa., mas não podemos nos esquecer das outras personalidades que também se envolveram nessa luta, como o hoje Deputado Estadual Adriano Diogo, do PT, e dos representantes da região que atualmente atuam nesta Casa, como a nobre Vereadora Edir Sales, que ontem também realizou uma atividade na Subprefeitura de lá.

Também esteve lá o Presidente do Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente Newton Zadra, que também é da antiga Folha de Vila Prudente, atualmente conhecida como Folha, assim como vários representantes de associações e o Coral da Vila Prudente. Foi uma atividade muito bacana e representativa de comemoração do bairro, que vem se expandindo como polo de negócios. Com a chegada do metrô à região, obviamente, o desenvolvimento será ainda maior e a atividade econômica, incrementada.

O sistema viário da região, de fato, está estrangulado. Desse ponto de vista, é necessário que se dê continuidade às discussões do Plano Diretor Estratégico sobre as vias estruturais, as secundárias e as que precisam sofrer melhorias e alargamentos. Do contrário, com a chegada do metrô, haverá ainda mais estrangulamento do trânsito na região.

É muito importante que, nas datas das fundações dos bairros, as pessoas que se destacaram na região sejam lembradas. Na Vila Prudente, uma delas é o Zadra, pela luta constante que trava na região. É por sua dedicação que hoje há investimentos na região, como a instalação do teatro, por exemplo. Mas, mais do que a instalação do teatro, os moradores querem que nele haja uma programação permanente e efetiva, por meio de investimentos na área da cultura; senão será apenas mais uma instalação fruto de investimentos e recursos do Tesouro Municipal, um espaço subutilizado.

Cumprimento, então, todos os moradores de Vila Prudente e lembro a todos que as atividades em comemoração ao aniversário do bairro prosseguem até o final de semana.
Por fim, quero me solidarizar com os estudantes que iriam prestar o ENEM.

Além dessa confusão toda de desvio da prova, de quebra de sigilo, seguido de adiamento do exame, já estava havendo uma desorganização anterior a tudo isso, porque muitos alunos da Capital iriam realizar a prova no litoral, no interior; alunos da zona Leste teriam de atravessar a Cidade para fazer a prova na zona Sul.

E ainda houve mais uma trapalhada: re-marcaram o exame do ENEM no mesmo dia em que haverá vestibular e concurso público. Parece que os poderes não dialogam! Estão sacrificando, prejudicando a nossa juventude, criando instabilidade. Em que clima eles vão fazer a prova e como se sair bem?”.

Resumo dos discursos dos outros parlamentares:

Agnaldo Timóteo (PR) ressaltou necessidade de botes infláveis nas Subprefeituras.

Alfredinho (PT) avaliou a proposta orçamentária para o ano que vem, fez restrições ao corte das verbas para 2010 destinadas à Subprefeitura de Capela do Socorro e reclamou o déficit de vagas nas creches.

Arselino Tatto (PT) criticou secretário municipal da Saúde e cobrou compromissos da administração de construção de hospitais. “Acho que o secretário da Saúde é o pior da cidade de São Paulo. É só visitar o Hospital do Campo Limpo para se deparar com doentes nos corredores. É só ir ao Pronto Socorro Maria Antonieta, no Grajaú, para detectar a falta de médicos.”

Chico Macena (PT) declarou que as gestões de Serra e Kassab no Município priorizaram o transporte individual.

Claudinho (PSDB) preocupou-se com os assaltos e roubos na saída das agências bancárias.

Projetos Aprovados na Sessão Extraordinária

O primeiro, PL 376/09, de autoria do vereador Aurélio Miguel (PR), institui a Bolsa-Atleta e estabelece o valor do benefício correspondente a cada modalidade. O Projeto, aprovado em segunda discussão, vai à sanção do prefeito.

Já o Projeto de Lei 427/09, de Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB) - aprovado em primeira discussão - estabelece diretrizes para as ações e os programas de atendimento e proteção à criança e ao adolescente vítima de violência sexual na cidade.

O Projeto de Lei 482/07 do vereador Claudinho de Souza (PSDB), aprovado em primeira discussão, obriga as embalagens de produtos negociados na cidade a estamparem aviso do seu tempo de decomposição pela natureza.

O Projeto de Decreto Legislativo 78/09, do petista Ítalo Cardoso (PT), concede o Título de Cidadão Paulistano a Carlos Marighella, "in memoriam".

Foram mantidos os vetos a seis Projetos:

8 – VETO TOTAL ao PL 276 /2002, do Vereador Bezerra Junior (PSDB) - Institui o Programa Municipal de Prevenção da Síndrome de Down, mal formações congênitas e outras doenças.

9 - VETO TOTAL ao PL 569 /2001, do Vereador Bezerra Junior (PSDB) - Institui o Estatuto da Juventude.

10 - VETO PARCIAL ao PL 223 /2008, do Vereador Natalini (PSDB) - Cria o Programa de Envelhecimento Ativo.

11 – VETO PARCIAL ao PL 250 /2002, do Vereador Natalini (PSDB) - Institui no âmbito do Município de São Paulo, o Programa de Prevenção a Incêndios nos Parques Municipais.

12 - VETO PARCIAL ao PL 425 /2007, do Vereador Ricardo Texeira (PSDB) - Estabelece normas para repressão à comercialização e ao consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e conjuntos poliesportivos no Município de São Paulo, em eventos esportivos profissionais.

13 VETO TOTAL ao PL 323 /2006, do Vereador Wadih Mutran (PP) - Denomina "Praça Comendador Yerchanik Kissajikian" a área livre localizada entre a Av. Tiradentes e Av. Santos Dumont, na extremidade da superfície do metrô Armênia.

2 comentários:

  1. hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

    ResponderExcluir
  2. È IMPORTANTE REALÇAR TAMBÉM QUE O BAIRRO DE VILA PRUDENTE TEM SUA HISTÓRIA EM LIVRO E DVD, COM O TITULO " BAIRRO DE VILA PRUDENTE, UM GIGANTE PAULISTANO" DE AUTORIA DO JORNALISTA MARIO RONCO FILHO E TAMBÉM ESTRUTURADO POR GILBERTO MAUERBERG E QUE É O ÚNICO DOCUMENTO INTEGRAL COM MAIS DE 450 FOTOS DOS VERDADEIROS VILA PRUDENTINOS, DE ORIGEM E DIREITOS. A PEDRA FUNDAMENTAL EM HOMENAGEM Á VISITA AO BAIRRO COM PRUDNTE DE MORAES É QUE LHE DEU ORIGEM AO NOME.

    ResponderExcluir