quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Creches: Alexandre Schneider presta esclarecimentos à Comissão de Educação


Renan Geishofer – Liderança do PPS

A Reunião Ordinária da Comissão de Educação Cultura e Esportes desta quarta-feira (21/10), ocorrida no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, que debateu os assuntos ligados à educação infantil municipal.

Schneider afirmou que hoje qualquer munícipe pode ver no sítio da secretaria quantas crianças estão matriculadas nas escolas e creches do município, sejam elas conveniadas ou não. No mesmo endereço eletrônico é publicada a relação de crianças que estão na fila por vagas nas unidades de ensino do município.

Segundo o secretário, o Censo Escolar do ano de 2009 indicou um crescimento significativo no sistema de ensino do município. “Tivemos 30% de crescimento, ou seja, o sistema educacional paulista cresceu cinco vezes mais do que o sistema do país como um todo”.

Sobre as escolas conveniadas, Schneider explicou que as instituições recebem a “feira” para a merenda das crianças desde 2005, quando houve repasse de mais recursos para a educação.

No final, o ele comparou o custo de um aluno em São Paulo e em Osasco. “O gasto per capita de cada aluno em São Paulo é de R$ 256 e em Osasco é de R$ 126”, mostrou. Schneider disse ainda que tudo o que é proposto pela CONAE (Conferência Nacional de Educação) a cidade de São Paulo já tem.

O público presente fez perguntas ao Secretário. A representante do Movimento Creche Para Todos, Ester Rizzi, propôs a criação de um plano de expansão para a educação da cidade. “Com esse plano, será possível atender 750 mil crianças”, disse ela. Schneider foi direto: “São Paulo nunca vai atender 750 mil crianças. Isso é impossível!”, frisou. Outros munícipes também fizeram perguntas ao Secretário.

Projetos

Não foram aprovados os Projetos que estavam na pauta da reunião do dia. Três projetos tiveram pedido de vistas feito pelos vereadores e um foi adiado.

Claudinho de Souza (PSDB) pediu vistas do PR 16/09 de autoria conjunta dos vereadores Celso Jatene (PTB), Gabriel Chalita (PSB) e Netinho de Paula (PCdoB). O líder da bancada do PPS na Casa, Professor Claudio Fonseca, pediu vistas para o PR 23/09, também de Gabriel Chalita, e para o PL 631/06, do vereador Antonio Goulart (PMDB). Já o PL 356/08, do vereador Paulo Frange (PTB), teve a votação adiada.

Também participaram da Reunião os vereadores Eliseu Gabriel (PSB), Edir Sales (DEM), Alfredinho (PT), Jooji Hato (PMDB) e Netinho de Paula (PCdoB).

Outras Comissões

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Comissão de Administração Pública


Comissão de Finanças e Orçamento

Subcomissão da Varrição e Coleta de Lixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário