quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comissão de Saúde vai investigar o Hospital do Campo Limpo

Roberta Rosa – Liderança PPS

A reunião da Comissão de Saúde desta quarta-feira (28/10) apreciou diversos requerimentos apresentados pelos parlamentares. Entre eles, o PL 519/08, de autoria do vereador Toninho Paiva (PR), que dispõe sobre a criação de Conselhos Municipais Regionais de Idosos nas 31 Subprefeituras do Município de São Paulo.

O objetivo da criação dos Conselhos é proporcionar um espaço coletivo, com maior facilidade de acesso, no qual os idosos possam se reunir com o propósito de discutirem e proporem políticas públicas e ações destinada.

Já o vereador Jamil Murad (PCdoB) apresentou dois requerimentos. O primeiro, convida o diretor do Hospital Municipal do Campo Limpo para fornecer explicações sobre a dispensa do médico neurocirurgião Jairo Urbano da Silva. Já o outro solicita audiência pública com representantes das OSs do Hospital Casa Santa Marcelina, da Associação Congregação Santa Catarina, para se explicar denúncia veiculada em diversos jornais que apontou que o hospital administrado pela organização religiosa está evitando realizar intervenções cirúrgicas de laqueadura e vasectomia. Ambos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Também foi aprovado requerimento da vereadora Juliana Cardoso (PT) que pede esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre denúncia feita por munícipes dando conta de que a UBS Sé está exigindo a apresentação de documentos para a entrega de preservativos.

Em seguida, foi aprovado o parecer favorável ao PL 236/07, do ex–vereador Carlos Neder (PT), que inclui equipes de saúde bucal em todas as equipes de saúde da família do município de São Paulo. Outro parecer favorável aprovado foi o do PL 146/09, da vereadora Marta Costa (DEM), que determina a realização de campanha sobre a importância da doação de urina pelas gestantes.

Os seguintes projetos também foram discutidos:

PL 427/2009, de autoria do vereador Carlos Alberto Bezerra Jr.(PSDB), estabelece diretrizes para as ações e os programas de atendimento e proteção à criança e ao adolescente vítima de violência sexual no Município de São Paulo.

PL 0367/2009, de autoria do vereador Domingos Dissei (DEM), dispõe sobre a higienização das comandas eletrônicas e cardápios que são manipulados pelos clientes em restaurantes, bares, confeitarias, padarias, lanchonetes, churrascarias, hotéis e demais estabelecimentos comerciais similares.
PL 47/2009, de autoria do vereador Agnaldo Timóteo, dispõe sobre a obrigação dos salões de beleza de afixarem cartazes com medidas profiláticas contra hepatite.

PL 544/2009, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), estabelece critérios, com base na Lei Federal nº 11.430, de 26 de dezembro de 2006, para definir funções de professores readaptados no magistério municipal.

A Comissão também analisou dois DOCRECs (Documentos Recebidos), relatórios do Coren/SP e do Cremesp, que apontaram várias falhas no Hospital do Campo Limpo. Entre os problemas encontrados por essas entidades, estão a inexistência de quartos para isolamento, de poltronas ao lado dos leitos e nos corredores do Pronto Socorro Infantil, de campainha de chamado ao alcance dos pacientes, além da falta de equipamentos, superlotação dos Pronto-Socorros adulto e pediátrico, ausência da etapa de diagnóstico da enfermagem em todas as unidades e limpeza inadequada do ambiente hospitalar. Com esse diagnóstico, a Comissão entendeu que o diretor do Hospital do Campo Limpo deverá ser ouvido.

A próxima reunião está marcada para o próximo dia quatro de novembro, às 13 horas, no Salão Nobre e terá como pauta a audiência pública sobre “O cenário da reabilitação fonoaudiológica na cidade de São Paulo”.

Um comentário:

  1. E o salario dos profissionais da saude? Principalmente dos medicos, que estao muito sobrecarregados, com salario infimo e ultrajante!!!!!! E salario bem menor que o dos senhores vereadores, e os mesmo tem que lidar com a vida e morte a todo momento!!!Acordem senhores!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir