segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Jovens senhores da Cidade Tiradentes participam de palestra sobre sexualidade


Renan Geishofer – Liderança do PPS


O líder da bancada do PPS na Câmara Municipal, Professor Claudio Fonseca, prestigiou a palestra “Sexualidade na 3ª idade”, ocorrida na manhã deste domingo (25/10) no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, em Cidade Tiradentes (zona leste). O evento, que contou com a presença de mais de 50 pessoas, foi promovido pelo presidente da CIATI - Centro de Integração dos Amigos da Terceira Idade de Cidade Tiradentes, Edvaldo Ferreira dos Santos.

A geriatra, professora assistente e doutora na Disciplina de Geriatria da FMUSP, Dra. Yolanda Garcia, e a advogada e professora de Direito Criminal da Faculdade de Direito da USP, Dra. Maria Santília Pinheiro Garcia, foram as palestrantes convidadas. Também compuseram a mesa Nair Alves de Oliveira, representante do Conselho Municipal do Idoso, e o gestor do CEU Água Azul, Bruno Garritano Jr.


O cicerone Edvaldo Ferreira dos Santos disse que a palestra tinha o objetivo de ajudar os idosos do bairro a lutarem pelos seus direitos, embora ele “ainda eu não seja idoso, mas já estou chegando lá”, brincou. Segundo ele, o espaço deve ser utilizado com o intuito de prestar serviços à população, trazendo informações de relevância social à vida das pessoas.

O vereador Claudio Fonseca afirmou que hoje são vistos mais idosos na nossa sociedade porque, segundo ele, “estamos vivendo mais”. O líder do PPS lembrou que a expectativa de vida no Brasil, que há duas décadas era de 54 anos, chega hoje aos 74 anos. “As mulheres também vivem mais porque nós, homens, somos mais desleixados com a nossa saúde”, comentou. Em tom descontraído, disse que os homens estão vivendo menos “talvez por uma penalidade aos maus tratos feitos para as mulheres ao longo da história”.

Jovem experiente

“Estou aqui para desmistificar algumas explicações que são dadas sobre sexualidade na terceira idade, uma vez que sempre tem alguém que quer se aproveitar de uma situação quando tira algumas dúvidas sobre o tema junto aos idosos”, disse a médica Yolanda Garcia (foto abaixo).


Sexualidade, segundo ela, “é algo mais abrangente e não somente o ato sexual, é o que diferencia homens e mulheres na formação física e psicológica: o formato do corpo, o comprimento do cabelo, o tom de voz, as roupas, entre outras diferenças”, explicou.

O envelhecimento, outro tabu da nossa sociedade, também foi abordado pela especialista. “Envelhecimento não é ficar doente e depender da ajuda dos outros para viver. O envelhecimento se faz dia-a-dia e não somente quando a pessoa está com idade elevada. Envelhecer é perder gradativamente a nossa reserva de energia da nossa ‘caderneta de poupança’ biológica”, abordou a geriatra.

No final, Yolanda Garcia surpreendeu ao dizer que “os idosos fazem mais sexo do que se imagina. É algo absolutamente natural”. Ela pediu cuidado com os remédios que estimulam o apetite sexual, caso do Viagra. “Todos devem tomar cuidado com esses medicamentos. O melhor a fazer é consultar um médico para usar corretamente o chamado ‘azulzinho’”. E deixou um recado: “para se ter uma vida sexual de qualidade na terceira idade é preciso cuidar da saúde física”.

Educação se faz em casa

Já a Dra. Maria Santília (foto abaixo) fez uma breve orientação jurídica aos presentes, pois, segundo ela, “nunca é tarde para conhecer os nossos direitos”. Ela lembrou que os idosos são vítimas de herdeiros inescrupulosos que aproveitam da fragilidade do parente mais velho para tomar posse do patrimônio de forma indevida.

A advogada lembrou que o Estatuto do Idoso, “embora incompleto, ainda vale como recurso para que o idoso lute pelos seus direitos”. No final, Santília afirmou que para o idoso ser bem quisto pela família basta não ser “um velho chato”. “Tem que haver respeito com as pessoas mais experientes, mas isso não deve impedir que pais e avós se adaptem ao mundo moderno e as novas situações de vida que os filhos e netos passam”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário