quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Em discurso, Milton Ferreira pede mais atenção com os idosos


A preocupação com a qualidade de vida do idoso foi o tema escolhido pelo vereador Dr. Milton Ferreira na tribuna da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (27/10). O parlamentar alertou também para o alto número de mortes de idosos decorrentes de acidentes domésticos. Veja abaixo a íntegra do discurso.

"Sr. Presidente, Srs. Vereadores e telespectadores da TV Câmara, falarei sobre a longevidade populacional. Com a medicina moderna, orientações médicas e profissionais multidisciplinares, a vida do brasileiro está em fase crescente. Segundo relatos da Organização Mundial de Saúde, em 2025, a população idosa irá dobrar de 10 para 20%. Em 2050, poderá chegar a até 30%.

O que mais me preocupa é que as políticas públicas sociais não acompanham o crescimento geográfico e o contingente populacional.
Faço parte da Subcomissão “A Melhor Idade” em que o nobre Vereador Claudio Prado é o Presidente, e as nobres Vereadoras Juliana Cardoso e Noemi Nonato também são participantes, contando ainda com o apoio dos demais Srs. Vereadores.

Temos o relato de que 20% da população idosa morre decorrente de acidentes domésticos ocorridos dentro da própria casa, com fratura de membros inferiores, bacia, cirurgias, complicações e morte. Muitas vezes, a causa disso é uma deficiência visual chamada catarata, para a qual há uma demora de atendimento dos idosos em até um ano de fila de espera, o que considero inadmissível aos nossos idosos que tanto lutaram para o crescimento e progresso do País e que agora se encontram no esquecimento e até vítimas de nossa sociedade.


Procurei, na zona Leste, o Centro de Referência das cirurgias de catarata, marquei uma reunião com o Diretor do Instituto e ele me referiu que são realizadas 300 cirurgias por mês, pagas pelos SUS. Mas, pelo contingente de pessoas que procuram, elas ainda são insuficientes.

Foi por isso que procurei e me reuni com aquele Diretor e determinei parte das emendas para que fosse corrigido esse problema, esse deficit de cirurgia que temos na região, principalmente das cirurgias de catarata, doença degenerativa que acomete hoje principalmente as pessoas acima de 60, 70, 80 anos.


Era o que tinha a dizer em prol da melhor qualidade de vida para nossos idosos. Muito obrigado, Sr. Presidente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário