quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CPI dos Danos Ambientais: laudos confirmam contaminação de água mineral


Roberta Rosa – Liderança PPS

Durante a reunião da CPI dos Danos Ambientais ocorrida na manhã desta quinta-feira (15/10) no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, o Procurador-Geral do Município de São Paulo, Celso Augusto Coccaro Filho, explicou a situação do terreno que será usado para a ampliação das dependências do Shopping Iguatemi.

Segundo Coccaro Filho, a contaminação da área está sob controle. No terreno, foram encontrados dois tanques subterrâneos de um posto de combustível que funcionou por muitos anos no local; mas, segundo o Procurador, o próprio Shopping fez uma “auto-denúncia” da contaminação à CETESB e, com a orientação da estatal, está tomando as medidas cabíveis para limpar a área contaminada. As obras foram retomadas em junho, depois que o Shopping conseguiu uma liminar junto ao Tribunal de Justiça.

Em seguida, Luiz Gonzaga Alves Pereira, presidente da LOGA - Logística Ambiental de São Paulo SA – esclareceu que a empresa está modernizando a estação de transbordo de lixo localizado na Ponte Pequena. “As obras de modernização começam ainda neste ano e tem previsão de oito meses de duração”, afirmou Pereira. Segundo os parlamentares, a estação de transbordo de lixo funciona bem ao lado de uma creche que atende crianças de até cinco anos. Há mais de dez anos as crianças sofrem com o mau cheiro proveniente do transbordo.

Contaminação da Água

Já o geólogo Carlos Alberto Lancia, presidente da ABINAM - Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais – prestou esclarecimentos sobre procedimentos de engarrafamento e classificação das águas minerais utilizadas pelo cidadão da cidade de São Paulo.

O depoimento do geólogo não agradou os vereadores, que entenderam que a Associação não se importa com os resultados dos laudos apresentados pelo Centro de Vigilância em Saúde (Covisa) e pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Segundo os laudos realizados pelas estatais, duas engarrafadoras apresentaram contaminação por bactérias, sendo uma delas pela “Pseudômonas Aeruginosas”, que causa infecção nos pulmões e pode ser letal. Os laudos também mostram a presença de coliformes totais.

O presidente da Associação disse que existe a necessidade de se fazer um segundo laudo, pois pode ter ocorrido a contaminação durante o manuseio das amostras. “Se o segundo laudo confirmar a presença da bactéria então se faz o pedido de fechamento da fonte de água mineral”, disse o vereador Juscelino Gadelha (PSDB). “Mas se der diferença terá de ser feito um terceiro laudo e esse será definitivo”, explicou o vereador ao sítio da Câmara Municipal.

26ª RO - CPI-DANOS - 20/10/09 - 10h – terça-feira - Plenário “1º de Maio”

CONVIDADOS

AMÍLCAR AUGUSTO LOPES JÚNIOR
Diretor Presidente da Empresa de Águas Petrópolis Paulista Ltda
(requerimento do Vereador Juscelino Gadelha)

ANÁLIA MÜLLER ARAÚJO
Diretora Presidente da Empresa de Mineração A&M Ltda
(requerimento do Vereador Juscelino Gadelha)

27ª RO - CPI-DANOS - 27/10/09 - 10h – terça-feira - Plenário “1º de Maio”

CONVIDADOS

Representante Legal
COMPANHIA NITRO QUÍMICA BRASILEIRA
processo de descontaminação de seu sítio
(requerimento do Vereador Juscelino Gadelha)

MARCELO DADIAN – Diretor Regional da ROSSI em São Paulo
representando MARCO ANTONIO DINI PEDROSO - Diretor da Jetirana
imóvel localizado na Rua Amoipira nº 81 (antiga Silvania)

LUIZ CARLOS CONSTANTINO – assuntos de Meio Ambiente da Faiveley
representando CARL ERIC ALVENIUS - Presidente da Faiveley
(requerimento do Vereador Juscelino Gadelha)

CONVOCADO

PAULO MOZART DA GAMA E SILVA - Diretor Executivo da ABIR
Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas
destinação das embalagens de seus produtos comercializados na Cidade de São Paulo
(requerimento do Vereador Milton Ferreira)

Um comentário:

  1. ELISEU,
    EM ITAPEVI/SP, A AGUA DA TORNEIRA É MUITO SUJA, IMPRORPIA PARA BEBER...
    OS MUNICIPES DE ITAPEVI PRECISA DO APOIO DAS AUTORIDADES PARA QUE A SABESP GARANTA AGUA DE QUALIDADE AOS MORADORES DE ITAPEVI/SP

    ResponderExcluir