quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Comissão de Educação: Claudio Fonseca faz referência ao Dia do Professor

Renan Geishofer – Liderança do PPS

Durante a reunião da Comissão de Educação Cultura e Esportes ocorrida na tarde desta quarta-feira (14/10) no Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, o líder da bancada do PPS na Casa, Professor Claudio Fonseca, teve negado seu pedido de veto ao PL 112/09, do vereador Floriano Pesaro (PSDB), após o pedido de vistas dos vereadores Claudinho (PSDB) e Netinho de Paula (PCdoB).

O PL propõe que se inclua na grade curricular das escolas públicas do município, dentro da disciplina de História, o estudo da questão do Holocausto – genocídio de judeus ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.

O Professor Claudio Fonseca “partilha que o tema seja lecionado”, mas expõe que o conteúdo já está incluso no planejamento educacional das escolas dentro da própria disciplina de História. “A criação de uma disciplina deve ser feita em reunião dentro das instituições de ensino, e não em um Projeto de Lei”, pontuou o parlamentar do PPS.

Como educador, Fonseca entende que o estudo da História da Humanidade deve ser mais abrangente, não se limitando apenas a um assunto. Assunto este que já foi abordado em outro Projeto de Lei do próprio vereador tucano aprovado na Casa, que inclui como ‘Dia Municipal em Memória às Vítimas do Holocausto’, que será comemorado todo o dia 27 de janeiro (PL 129/09).

Netinho de Paula polarizou com Claudio Fonseca dizendo que “práticas como essas fazem com que também não haja uma disciplina que trate das questões da cultura negra nas escolas”, embora já haja disciplinas em curso nas escolas do país tratando desta temática.

O presidente da Comissão, Eliseu Gabriel (PSB), propôs que seja estudada a possibilidade de se incluir no calendário cultural da cidade a realização de uma Semana com atividades que tragam à tona o tema do Holocausto.

Sobre a colocação do vereador Netinho de Paula, o líder do PPS disse que a criação de uma disciplina “não quer dizer nada” em relação ao ensino do assunto, pois “um professor muçulmano seguramente não aceitará falar sobre o Holocausto”.

Dia do Professor

Claudio Fonseca lembrou do Dia do Professor, data que será comemorada nesta quinta-feira (15/10). “Esta é mais uma oportunidade para debater e analisar a situação da educação em nosso país”, comentou. A reflexão também está no “papel estratégico que os professores representam na formação de uma sociedade melhor”, analisou. O parlamentar informou que no próximo sábado (17/10) será realizada uma recepção festiva para os educadores no Clube Atlético Juventus, na Mooca, para comemorar o dia destes profissionais.

Votação de Projetos aprovados:

PL 32/09 da autoria do vereador Ushitaro Kamia (DEM)

PDL 48/09 da autoria do vereador Gilberto Natalini (PSDB)

PL 50/09 da autoria do vereador Toninho Paiva (PR)

PDL 55/09 da autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB)

PL 67/09 da autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)

PL 152/09 da autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)

PL 240/09 da autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)

PL 400/08 da autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB)

PL 649/08 da autoria do vereador Toninho Paiva (PR)

PL 672/08 da autoria do vereador Toninho Paiva (PR)

PL 706/07 da autoria do vereador Antonio Carlos Rodrigues (PR)

O PL 254/09, do vereador Netinho de Paula, teve pedido de vistas feito pelo Professor Claudio Fonseca para ser votado em uma nova oportunidade.

Agenda/Eventos

Haverá audiência pública no próximo dia 20 de outubro, das 9h às 13h, na Câmara Municipal de São Paulo, para debater as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil.

Já a II Conferência Municipal de Cultura, que nesse ano tem como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, será realizada no Anhembi nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

Também estiveram presentes os vereadores Jooji Hato (PMDB), Edir Sales (DEM) e Alfredinho (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário