quinta-feira, 12 de março de 2009

Dislexia: Comissão de Educação debaterá o tema


Ronaldo Sagres - Liderança do PPS

O Plenário Primeiro de Maio, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, foi palco na tarde desta quarta-feira (11/3) de mais uma reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes.

No início da reunião, ficou estabelecido que será realizada uma audiência pública no dia 15 de abril para debater o PL 11/05, do vereador Antonio Goulart (PMDB), que “dispõe sobre a implantação de assistência psicopedagógica em toda rede municipal de ensino com o objetivo de diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem”, e o PL 86/06, do vereador Juscelino Gadelha (PSDB), que “dispõe sobre o programa de apoio ao aluno portador de distúrbios específicos de aprendizagem, diagnosticado como dislexia”.

O líder da bancada do PPS, Professor Cláudio Fonseca, pediu a palavra para sugerir que a audiência pública seja ampliada para atender aos demais distúrbios de aprendizagem.

Na seqüência, o vereador Claudinho (PSDB) comentou a viabilidade do orçamento para a implementação de atividades psicopedagógicas, sendo corroborado pelo presidente da Comissão, vereador Eliseu Gabriel (PSB), que propôs a execução de um requerimento, endereçado à Secretaria da Educação, para informar a mesma sobre um estudo orçamentário do custo de cada criança para o Município.

Sobre o tema, o vereador Cláudio Fonseca (PPS) discordou ao dizer que "estes dados estão contemplados na Lei de Diretrizes orçamentárias".

Já o vereador Netinho de Paula (PCdoB) fez o uso da palavra para que constasse a sua indignação sobre o número de vagas nas creches do Município, visto que “as mesmas não atendem as demandas das crianças”.

O presidente da Comissão leu o requerimento informativo de que no próximo dia 26 de março haverá um encontro na Assembléia Legislativa para abordar o tema “Analfabetismo Zero”. O encontro contará com a presença dos prefeitos dos municípios paulistas .

No final, Eliseu Gabriel (PSB) convidou para fazer parte da mesa o professor Arthur Costa Neto, membro União dos Conselhos Municipais de Educação e diretor do Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO), que fez, entre outras considerações, um alerta de que “São Paulo é o segundo Estado em número de analfabetos, preocupação está que deverá ser tratada no encontro que será realizado da Assembléia Legislativa”.

“Nós entendemos que chegou a hora de arregaçarmos as mangas e ver como cada Município pode resolver o problema do analfabetismo”, disse o professor. “São Paulo é o segundo Estado do Brasil em quantidade de analfabetos, perdemos apenas para a Bahia. Nós temos no Estado de São Paulo de 17 a 18 milhões de pessoas que não completaram o ensino obrigatório de oito anos. O que ficou claro é que a educação para jovens e adultos não pode ser deixada como uma questão de segunda importância. Nós não podemos ter a política de resolver o analfabetismo pela morte”, finalizou Costa Neto.

Síntese das reuniões das outras comissões da Casa

Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participava

Comissão de Finanças e Orçamento 1

Comissão de Finanças e Orçamento 2

Comissão de Administração Pública


Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente

Comissão de Trânsito e Transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário