quarta-feira, 25 de março de 2009

Gabinete do Dr. Milton Ferreira visita à Vila dos Idosos

Roberta Rosa – Liderança PPS

Na manhã da última quarta–feira, 25 de março, a assessoria do vereador Milton Ferreira (PPS) acompanhou a visita da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher à Vila dos Idosos, no bairro do Pari, zona norte da cidade.

A Vila dos Idosos é um empreendimento de propriedade da Prefeitura de São Paulo, faz parte do Programa de Locação Social da SEHAB – Secretaria Municipal de Habitação – e tem como objetivo oferecer atendimento habitacional às famílias, mediante aluguel social.

A Vila foi entregue em agosto de 2007, contando com 145 unidades e destina–se à moradia de pessoas com idade superior a 60 anos de idade.

A visita da Comissão de Saúde Casa ao local ocorreeu depois de surgirem mais denúncias feitas pelos moradores do local. Essas denúncias estão sendo feitas desde a legislatura anterior e, segundo os moradores do local, nenhuma providência foi tomada.

A assessoria do Dr. Milton Ferreira encontrou diversos problemas de ordem estrutural do edifício, como rachaduras, falta de escoamento de água nos corredores, vazamento de gás, falta de manutenção e limpeza nas áreas comuns do prédio. Já o campo de bocha está inutilizado por falta de manutenção. O que deveria ser uma horta comunitária, constitui-se em um aglomerado de mato alto. A guarita de segurança fica no interior do empreendimento, o que impossibilita a visão do vigilante, deixando a segurança muito prejudicada, entre outros problemas observados.

Afora os problemas estruturais que ali existem, a equipe do vereador do PPS observou problemas de ordem social, como moradores com problemas de ordem psicológica, e que não possuem cuidados especiais, moradores que não possuem renda de menos de um salário mínimo – que é requisito fundamental para participar do programa –, mas que ali residem.

Felizmente a Vila dos Idosos não é feita apenas de problemas. Lá existe um trabalho social expressivo, que é realizado pela Cohab em parceria com empresas de consultoria em gerenciamento social e gestão social integrada com a comunidade.
Dentro deste trabalho social, existe em parceria com a UBS/Pari, o programa PAI – Programa de Acompanhante de Idoso.

Esse programa tem como objetivo desenvolver ações de cuidado domiciliar e apoio para as atividades diárias da população com dependência funcional: problemas de saúde física e mental. A preocupação é reforçar a autonomia e a independência dos participantes como parte do processo de melhoria da qualidade de vida e saúde. O suporte é oferecido por agentes especialmente selecionados e treinados para o trabalho. O Projeto resulta de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Associação Saúde da Família (ASF) e Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

Umas das reivindicaçãoes do moradores da Vila é a ampliação do Programa de Acompanhante de Idoso para melhor atender à comunidade.

O Gabinete do Dr. Milton Ferreira vai, através de ofícios, cobrar providencias da Habi Centro, que tem por competência coordenar, monitorar e avaliar o programa, selecionar a demanda e desenvolver um trabalho sócio–educativo, além de cobrar a Cohab – Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo, que tem por competencia, entre outras, assegurar a manutenção dos imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário