sexta-feira, 20 de março de 2009

Giuseppe Vacca lança livro e faz palestra em São Paulo

A bancada do PPS promoveu na noite da última quinta-feira (19), no Plenário Prestes Maia, na Câmara dos Vereadores, a palestra-debate para o lançamento do novo livro de um dos mais lúcidos intelectuais da esquerda democrática, o italiano Giuseppe Vacca: “Por um novo Reformismo”, pela Editora Contraponto, em parceria com a Fundação Astrojildo Pereira. A tradução é de Luiz Sérgio Henriques.

Sua palestra configurou-se numa uma excelente oportunidade para se conhecer o posicionamento desse importante intelectual europeu diante da situação mundial e das perspectivas da esquerda no cenário contemporâneo. Como presidente da Fundação Intituto Gramsci (Roma), ex-deputado pelo PCI e autor de dezenas de livros e artigos dedicados ao marxismo gramsciano e à política, Vacca expressa bem as tradições e o modo de ser da esquerda italiana, uma das mais ativas, sofisticadas e importantes do mundo.


Giuseppe Vacca é formado em Filosofia do Direito e esteve na London School of Economics, seguindo cursos de História Econômica dos Estados Unidos e da União Soviética. De 1978 a 1983 fez parte do Conselho de Administração da Estatal RAI (Rádio e Televisão Italiana).

Também prestigiaram o intelectual, o presidente nacional do PPS, ex-senador Roberto Freire; o vereador e líder da bancada do PPS na Câmara, Professor Claudio Fonseca; o presidente municipal do PPS, Carlos Fernandes; o presidente de honra do PPS, jornalista e escritor Moacir Longo, o professor Marco Aurélio Nogueira, Doutor em Ciência Política pela USP e professor titular na Unesp; Caetano Araújo, professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e Editor da Revista Política da Fundação Astrogildo Pereira; Luis Paulo Veloso Lucas, ex-prefeito de Vitória e deputado federal (PSDB); além de diversos correligionários do PPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário