quarta-feira, 15 de abril de 2009

Câmara presta homenagem póstuma ao professor Palmiro Menucci

Durante a realização da sessão ordinária desta terça-feira (14), o líder do PPS, Professor Claudio Fonseca, e o vereador Aurélio Miguel (PR), prestaram uma homenagem ao ex-deputado federal e estadual pelo PPS, Professor Palmiro Menucci, presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), falecido no último domingo de Páscoa no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Claudio Fonseca afirmou que Menucci “foi um intransigente lutador pela educação de qualidade no País”. “Apaixonado pela causa, deixará um legado importante para todos aqueles que militam pela melhoria da educação”.

O vereador Aurélio Miguel homenageou o educador com a seguinte nota:

“Ao empunhar sua principal bandeira, a da Educação, o professor Palmiro destacou-se pelo seu espírito empreendedor e pioneirismo. Por sua persistência e dedicação, trouxe grandes conquistas para os educadores e para a educação paulista. Sem descuidar de outros temas de grande interesse da população como habitação, saúde, segurança, e promoção social, mostrou ser uma pessoa de grandes ideais, transformando-os em realidade através da dedicação ao trabalho e do amor à arte de ensinar.

Foi um grande exemplo de marido, pai, avô e bisavô.

Deixou esposa, 3 filhos, 5 netos e 2 bisnetos.

Nascido em São Paulo, Capital, aos 15 de maio de 1927, é filho de Vasco e Isabela Mennucci, casal de italianos que emigraram para o Brasil fugindo do fascismo. Viveu sempre na cidade em que nasceu, onde fez seus estudos, casou-se e constituiu família. Palmeirense de coração foi membro vitalício do clube, estando inclusive ao estádio do último domingo.
Ingressou no Centro do Professorado Paulista em 1943, como mensageiro, tendo galgado, paulatinamente, todos os cargos da entidade.

Em 1957 passou a ser o diretor geral administrativo, posição de grande responsabilidade. Graças ao seu excepcional talento como gestor das finanças da instituição, conseguiu, passo a passo, construir por todo o Estado um patrimônio que hoje é motivo de orgulho para todo professor que pertence à entidade. Isso sem jamais descuidar do trato individual com os que o procuravam pessoalmente para cuidar de problemas particulares.
Eleito em outubro de 1997, Presidente da entidade, desenvolveu um grande trabalho a favor do magistério público estadual e do CPP.

Durante a última greve reivindicatória da categoria, promovida pelas entidades do magistério, a participação do CPP foi da maior importância, tendo o Presidente Palmiro Mennucci estado permanentemente na linha de frente e em todos os momentos cruciais do movimento, fator decisivo para o sucesso da luta dos professores. Liderou o movimento em defesa do professor aposentado, por todo o Estado, contra as injustiças praticadas.

Recebeu inúmeras honrarias, títulos de cidadão de vários municípios do Estado de São Paulo, tendo sido presidente da União Paulista de Educação e membro da Academia Paulista de Educação. Teve a honra de ser lembrado pela cidade italiana berço de seus antepassados, sendo agraciado pela Câmara de Comércio de Lucca e a Associação “Luchesi Nel Mondo” por sua atuação como presidente do CPP, com medalha de ouro e diploma, homenagem recebida em sessão solene ocorrida naquela cidade em setembro de 2000.

Deputado Estadual, revelou-se um defensor intransigente de suas posições e pessoa convicta de suas idéias. Hábil legislador, na Assembléia Legislativa de São Paulo, nunca deixou de manifestar suas opiniões e defender, com afinco, o interesse de suas bases e eleitores, sem abrir mão de seus princípios e valores. Concordando e divergindo, merece o respeito de todos por sua trajetória pessoal e seu histórico político em nossa sociedade”.


Em seguida, todos os membros da Câmara Municipal prestaram um minuto de silêncio em homenagem a Palmiro Menucci.

Em tempo: Viúvo do primeiro casamento, o ex-deputado Palmiro Menucci era casado pela segunda vez com Jacy de Biagi Mennucci. Deixou três filhos, cinco netos e dois bisnetos.

Destacou-se pela defesa da causa do ensino público e dos professores paulistas. Passou 66 anos dentro do Centro do Professorado Paulista, em diversas funções, entre elas a de presidente.

Palmiro Menucci expandiu o atendimento do CPP pelo interior do estado, beneficiando milhares de professores, e fazendo do centro uma das maiores entidades de classe do país.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, foi membro efetivo da Comissão de Educação e da Comissão de Economia e Planejamento, e substituto da Comissão de Legislação Participativa e da Comissão de Finanças e Orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário