quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comissão denuncia mau atendimento no Hospital do Tatuapé


Roberta Rosa – Liderança PPS
Foto - Renato d´ Souza/Câmara

O relato da visita ao Hospital Municipal Dr. Carmino Carichio (Hospital do Tatuapé), na zona leste da cidade, realizada no último dia 15 de abril por parlamentares membros da Comissão da Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher, foi o principal tema da 8ª reunião ordinária da Comissão da tarde da última quarta-feira (22).

Os parlamentares mostraram diversas fotos da estrutura física do local tiradas durante a visita, além de apresentarem um relatório que detectou diversas falhas no atendimento: licença para o funcionamento da farmácia vencida, falta de ala isolando os doentes contagiosos, número de leitos insuficiente para atender toda a demanda, entre outros.

Outra questão levantada foi em relação ao salário dos servidores da AMA que funciona dentro de hospital. Os funcionários da AMA recebem, em média, o dobro dos salários dos funcionários do Hospital do Tatuapé. Isso, segundo o relatório, prejudica o atendimento do Tatuapé.

Para ouvir a comunidade que utiliza este equipamento público de saúde, foi sugerido pelo vereador Cláudio Prado (PDT), em breve, a realização de uma nova visita ao Hospital Tatuapé.

O Dr. Milton Ferreira (PPS) aproveitou para discorrer sobre “a carência da saúde pública”. Segundo ele, já que houve uma economia na criação das AMAs, que utilizam o mesmo espaço físico das UBSs, “deveríamos compensar com a equiparação salarial dos servidores”.

Indicação do representante no COMUDA

Com aprovação, por unanimidade, dos vereadores, Jamil Murad (PCdoB) foi escolhido para representar a Comissão de Saúde no COMUDA – Conselho Municipal de Drogas e Álcool.

Comissão Especial Julgadora do Selo Empresa Cidadã

Com aprovação, por unanimidade, dos vereadores, Sandra Tadeu (DEM) foi escolhida como representante na Comissão Julgadora do Selo Empresa Cidadã.

Dados do Hospital Tatuapé

Foi aprovado o requerimento da vereadora Juliana Cardoso (PT), que enviará a Secretaria Municipal de Saúde solicitação de informações referente à reforma da maternidade do Hospital Tatuapé.

Encaminhamentos

A Comissão de Saúde recebeu denuncias de mau atendimento na UBS da Bela Vista, além de uma solicitação para criar uma UBS em Parelheiros. As solicitações serão encaminhadas para Ouvidoria da Saúde e para a Secretaria Municipal de Saúde, respectivamente.

Participaram da reunião os vereadores Milton Ferreira (PPS), Juliana Cardoso (PT), Sandra Tadeu (DEM), Claudio Prado (PDT), Jamil Murad, Carlos Alberto Bezerra Jr.(PSDB) e Noemi Nonato (PSB). A próxima reunião ordinária está marcada para o dia 29 de abril, às 13 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Outras s comissões

Comissão dos Direitos Humanos

Comissão de Finanças e Orçamento

Comissão de Constituição e Justiça

Comissão de Administração Pública

Comissão de Estudos de proteção animal

Um comentário:

  1. Hoje me encaminhei ao Hospital Tatuapé e fiquei decepcionada com o atendimento. Além de ter péssimas instalações, misturando o atendimento de adultos com pediatria, fui mal atendida pela médica Mônica C S dos Santos (CRM 147521), que prescreveu medicamentos, sem solicitar exames e mostrar insegurança qto ao diagnóstico. Quando perguntada a respeito do não pedido de exame para prescrição da doença e tratamento, disse que somente encaminharia se houvesse sangramento, ou seja, se o paciente estivesse prestes a morrer. A profissional não mostrou interesse em investigar, mas somente em se livrar de mais um da fila....

    ResponderExcluir