quarta-feira, 29 de abril de 2009

Claudio Fonseca defende Roberto Freire das acusações do PT e discursa em favor da Educação


O líder do PPS na Câmara Municipal, Professor Claudio Fonseca, utilizou a tribuna – em espaço cedido pelo vereador Ricardo Teixeira (PSDB) - durante o Grande Expediente da sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira (28) para lembrar do Dia da Mundial da Educação e defender o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, vítima de acusações feitas pelo petista Francisco Chagas.

Segundo Claudio Fonseca, a educação tem o papel vital de atender os desafios do nosso tempo: preparar homens e mulheres, não só para o trabalho, mas para entender e interpretar o mundo atual, estabelecendo relações com as pessoas, com a natureza e com o desenvolvimento técnico-científico.

Para ele, não há educação de qualidade sem investimentos “no elemento humano”. “É preciso investir na qualificação dos profissionais da educação, na formação continuada, discutir o processo de desenvolvimento do ensino, do conhecimento”, afirma.

“É importante discutir também a reorganização do ensino e das escolas, debatendo com a população o processo da educação continuada, qual o significado da organização do ensino em ciclo e qual o significado da progressão continuada, que é diferente da aprovação automática, utilizada pelos governos para reduzir custos com a educação”, disse.

No final da primeira parte do discurso, Claudio Fonseca disse que um esforço concentrado das três esferas de governo “é fundamental para que exista, nos 5. 564 municípios brasileiros, escolas que cumpram a sua verdadeira vocação: processo de ensino e aprendizagem. A escola que pode, de fato, apostar no desenvolvimento do elemento humano”.

Roberto Freire

O líder do PPS fez um discurso veemente em defesa do presidente da legenda, o ex-senador Roberto Freire, que foi acusado pelo petista Francisco Chagas de receber de conselhos de duas instituições municipais sem morar em São Paulo e “estar a serviço do governador José Serra”.

Ouça o áudio do discurso abaixo:

Primeira Parte



Segunda Parte



Pequeno Expediente - Informações da Câmara Municipal

Confira os pronunciamentos dos outros parlamentares durante a sessão ordinária desta terça-feira(28/04).

Floriano Pesaro (PSDB) criticou Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã, que negou a existência do Holocausto. Pesaro também criticou o governo brasileiro que receberá o presidente iraniano no próximo mês.

Gabriel Chalita (PSDB) lembrou do Dia Mundial da Educação, pedindo investimentos na área. Também falou da sessão solene que deu início à Subcomissão para Acompanhamento da Abertura dos Arquivos da Ditadura que aconteceu na última segunda-feira (28), na Câmara Municipal.

Goulart (PMDB) reiterou a importância em dar a Ronaldo, atacante do Corinthians, o Título de Cidadão Paulistano por sua história. O vereador também comentou a importância dos parques que estão sendo construídos na represa do Guarapiranga.

Jamil Murad (PCdoB) discordou do pronunciamento do vereador Floriano Pesaro. Murad acredita que é importante para o Brasil estreitar as relações com o Irã. O vereador disse que lamenta a existência do Holocausto, mas elogiou a política externa brasileira.

João Antonio, líder do PT, falou do projeto de lei do Executivo que concede concessão pública da Sabesp por mais trinta anos. Para ele, é importante que os vereadores escutem o presidente da Sabesp e analisem o projeto pela perspectiva do interesse da cidade de São Paulo.

Jooji Hato (PMDB) também comentou sobre a recuperação de Ronaldo, jogador do Corinthians. Ele também elogiou a convivência harmônica dos diversos povos na cidade de São Paulo.

José Américo (PT) falou do simpósio sobre o problema do lixo na cidade de São Paulo que aconteceu na Igreja Santa Cruz, na Brasilândia (zona norte), e que reuniu mais de 250 lideranças de bairro.

Grande Expediente

Penna (PV) explanou sobre a preocupação de seu Partido com a qualidade do ar. Ele comemorou o novo óleo diesel produzido pela Petrobrás que contém menos enxofre e causa menos danos à saúde.

Agnaldo Timóteo (PR), em comunicado de liderança, afirmou que o assunto sobre a ditadura militar no Brasil já está esgotado e que “a diferença entre um militar e um civil é a farda”.

Floriano Pesaro (PSDB) voltou à tribuna para falar do PL 207/09, de sua autoria, que propõe o desconto de 50% da passagem de transporte público para professores em geral e alunos de cursos profissionalizantes (ensino não regular).

Em resposta, José Police Neto (PSDB), líder do governo na Câmara, explicou que entende a necessidade do desconto, mas que é preciso saber o tamanho da despesa e se o município tem verba para pagá-la.

Projetos

Mais tarde, em sessão extraordinária, o plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em primeira discussão, seis projetos de lei e dois projetos de resolução.

O PL 73/2008, do vereador Claudio Prado (PDT), inclui no currículo escolar da rede municipal aulas sobre a convivência dos idosos com os jovens.

Já o PL 316 /2008, do vereador Donato (PT), dispõe sobre a qualificação do turismo no município de São Paulo através da capacitação de jovens e adultos.

O PL 180 /2007, do vereador João Antônio (PT), declara de utilidade pública área particular destinada à implementação de um Centro Desportivo Municipal, em São Miguel Paulista, zona leste.

O PL 69 /2009, do Vereador Gabriel Chalita (PSDB), inclui medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica de São Paulo.

O vereador José Olimpio (PP) conseguiu aprovar o PL 94 /2009, que inclui o Dia do Transporte Escolar, a ser comemorado anualmente no dia 1º de julho.

E o PL 143 /2001, do vereador Atílio Francisco (PRB), concede remissão de créditos tributários, inscritos ou não em dívida ativa, para instituições e entidades religiosas que comprovem manter no município de São Paulo atividade de assistência e ação social para a população carente, a mais de três anos consecutivos e ininterruptos.

O PR 5/2009, do vereador Francisco Chagas (PT), institui a Frente Parlamentar pela Defesa e Incentivo à Moradia Popular na Cidade de São Paulo. E o PR 8/2009, dos vereadores Floriano Pesaro (PSDB), José Américo (PT) e Eliseu Gabriel (PSB), cria a Frente Parlamentar em defesa das micro-empresas, das empresas de pequeno porte, dos micro-empreendedores individuais e das cooperativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário