quarta-feira, 15 de abril de 2009

São Paulo vai sediar centro latino-americano para promoção de saúde de jovens e adolescentes


Roberta Rosa - Liderança do PPS


A Reunião Ordinária da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher desta quarta-feira (15) trouxe, em caráter extraordinário, a Comissão da OPAS – Organização Pan-americana de Saúde.

Por iniciativa da Dra. Albertina Duarte (foto) - Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria do Estado de São Paulo - e com a aprovação dos vereadores da Comissão, a cidade de São Paulo vai sediar o centro latino-americano do Caribe e de países de língua portuguesa para promover a saúde de jovens e adolescentes.


Segundo Luiz Felipe Codina, representante da OPAS, que apresentou o projeto aos vereadores, o objetivo é fazer um intercâmbio dos projetos e tecnologias bem sucedidas na área da saúde do jovem desses países e, assim, formar uma rede de colaboração institucional para identificar demandas, realizar pesquisas, capacitar profissionais, formar gestores em saúde e divulgar informações. “Já temos um lugar estratégico para a construção do prédio aqui na região central da cidade, cedido pelo governo estadual”, disse Codina.

O vereador Cláudio Prado (PDT) solidarizou–se com a proposta da OPAS, “pois ela vem ao encontro das necessidades da Comissão de Saúde desta Casa”, disse.

Em seguida foram votados requerimentos apresentados pela presidente da Comissão, vereadora Juliana Cardoso (PT). O requerimento referente à solicitação de cópia do relatório da Comissão Especial de Averiguação Preliminar sobre a análise dos indícios de fraude e superfaturamento nos contratos de fornecimento de produtos farmacêuticos e matérias médico-hospitalares da Operação Parasita foi aprovado por unanimidade, com ressalva do vereador Milton Ferreira (PPS), que sugeriu que fosse convocado um técnico para avaliar o relatório.

Outro requerimento aprovado por unanimidade foi à prestação de contas da Secretaria da Saúde referente ao primeiro trimestre de 2009. Já a audiência pública para discutir a saúde na cidade ficou para o dia 14 de maio, às 11h, na Câmara Municipal. E finalmente foi aprovado o requerimento que autoriza a veiculação do folder elaborado pela presidência da Comissão para divulgar as ações da Comissão de Saúde.

Foi apresentado também requerimento da vereadora Noemi Nonato (PSB) para a realização de uma palestra sobre a saúde da mulher com as médicas Luz Marina e Eliane Chagas. O requerimento foi aprovado e a data será definida posteriormente.

A Comissão contou também com a participação de movimentos populares que estiveram presentes para reivindicar moradia popular para moradores em situação de rua, vivendo em situação precária na região da Mooca. “Iremos visitar o local onde essas famílias estão vivendo para, então, encaminhar um relatório às secretárias competentes”, afirmou Juliana Cardoso.

A próxima reunião da Comissão de Saúde está marcada para a próxima quarta–feira, dia 29 de abril, às 13 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Subcomissão “Melhor Idade”

A pauta da Subcomissão do Idoso foi a apresentação da visita realizada ao Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (antigo Centro de Referência do Idoso da Zona Leste). A visita foi realizada pela Subcomissão na tarde da última segunda–feira (13/04).

O antigo Centro de Referencia do Idoso existe há sete anos, atende as 44 UBSs da região de São Miguel, com uma média de 1500 atendimentos por dia. Todos esses atendimentos são feitos através de encaminhamentos pela UBS, com hora marcada. Além do atendimento ambulatorial com várias especialidades, o Instituto oferece também aulas de dança, terapia ocupacional, telecentro interno e curso de alfabetização.

Segundo o Dr. Milton Ferreira (PPS), o atendimento do Instituto é totalmente regionalizado e cabe aos vereadores pressionar a secretarias de Saúde e (municipal e estadual) para avançar na criação de mais centros de referência do idoso.

O Instituto é administrado pela Secretaria Estadual de Saúde e a intenção dos vereadores é fazer com que mais institutos sejam criados na cidade de São Paulo, pois esse modelo foi aprovado pela população da terceira idade.

A Subcomissão abordou também a visita feita na manhã desta quarta-feira (15) ao Hospital Tatuapé, na zona leste, que hoje conta com um atendimento fragilizado aos idosos.

Para encerrar a reunião, Cláudio Prado (PDT) informou que no próximo dia 13 de maio a Subcomissão vai receber, para prestar esclarecimentos, a Sra. Nancy, responsável da Secretaria da Habitação, e também a Sra. Maria José Corderini, Coordenadora Social, sobre o andamento das reformas na Vila dos Idosos.

Veja o que aconteceu nas outras reuniões das outras comissões da Casa:

Comissão dos Direitos Humanos

Comissão de Trânsito e Transporte

Comissão de Administração Pública

Comissão de Constituição, Justiça e Legislativa Participativa

Comissão de Finanças e Orçamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário