quarta-feira, 29 de abril de 2009

Comissões debatem dados da educação infantil e número de creches na cidade


A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e da Juventude e da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo retomaram neste ano de 2009, juntamente com o Movimento “Creche para Todos”, o Fórum de Discussão sobre a Educação Infantil do Município de São Paulo, iniciado em 2008.

E nesta quarta-feira (30) foi realizada a primeira reunião do ano com o objetivo de discutir e analisar os dados disponíveis pela Secretaria da Educação – obtidos após recadastramento realizado no começo do ano - das matrículas e da demanda de creches e de escolas de educação infantil - Centros de Educação Infantil (CEIs) - na cidade de São Paulo.

Também foi questão de debate a reorganização do cadastro com essas informações pela Secretaria Municipal da Educação e a discussão sobre a melhor forma de empreender esse cadastramento.

Representantes de diversos grupos da sociedade civil puderam usar a palavra para opinar sobre o assunto. A Sra. Roseli Arojo, representante do Centro do Professorado Paulista (CPP), falou sobre a situação precária das creches que implica em “desunião das famílias, fazendo com que os pais deixem seus filhos com os irmãos mais velhos”. Para ela, isso gera “um fato de desagregador da para a sociedade”.

Em seguida, a Sra. Ester Rizzi, do Movimento “Creche para Todos”, entregou a todos os participantes um posicionamento público do Movimento, que também encaminhando ao prefeito Gilberto Kassab (DEM), relatando o atual cenário das creches no município paulista. No quadro sinótico apresentado, o Movimento informa que existe uma demanda, registrada em 1º/11/08, de 209.836 de déficit de vagas.

Já a Professora Rita Ribeiro, representante da Secretaria da Educação, disse que o governo está trabalhando “para a solução destes problemas” e que atualmente existem 76.000 crianças fora das escolas e afirmou que a maioria das mães, quando conseguem uma vaga em uma creche, desiste da vaga obtida.

O Movimento “Nossa São Paulo” também se posicionou sobre o tema propondo a universalização dos atendimentos, a começar pelas regiões mais carentes do município.

Também emitiram opiniões representantes da “Mulheres Sem-Terra” e integrantes da “Fundação Casa”. O encontro recebeu a presença do ex-jogador de futebol Raí Souza Vieira de Oliveira, que atualmente preside a ONG “Gol de Letra”.

Ao final, o líder do PPS, Professor Claudio Fonseca (PPS), fez questão de externar sua alegria e satisfação em ouvir representantes da sociedade civil que, segundo ele, “têm poucas oportunidades de expressar nesta Casa”. Ele deixou claro seu posicionamento sobre a universalização da educação infantil e sua total discordância sobre a não instituição de um "voucher" para as creches municipais. Segundo ele, “em três anos podemos construir novos prédios e não novas bolsas”.

Depois, pediu para seja determinada pela presidência da Comissão de Educação um novo encontro para que o debate sobre o tema seja ampliado.

Veja a fala do professor clicando no vídeo abaixo:



O presidente da Comissão, vereador Eliseu Gabriel (PSB), designou, após votação unânime, o nome do vereador Jooji Hato (PMDB) como representante da Comissão de Educação para acompanhar a destinação do Estádio do Pacaembu.

E ficou designada para o dia 13 de maio a audiência pública para a discussão dos conselhos regionais de escola. Compareceram à reunião das Comissões os vereadores Claudio Fonseca (PPS); Eliseu Gabriel (PSB); Netinho de Paula (PCdoB); Alfredinho (PT); Marco Aurélio Cunha (DEM); Sandra Tadeu (DEM); Floriano Pesaro (PSDB); Jooji Hato (PMDB) e Senival Moura (PT).

Veja os detalhes das reuniões da outras comissões temáticas

Comissão de Finanças e Orçamento

Comissão de Constituição e Justiça

Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente


Comissão de Trânsito, Transporte e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário